Procon-JP notifica 38 estabelecimentos na Orla para explicar possível aumento abusivo de preços

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor notificou 38 estabelecimentos comerciais – entre bares, restaurantes e similares -, que funcionam na Orla da Capital. A ação faz parte da Operação Verão 2025, iniciada, nesta sexta-feira (3), com o intuito de fiscalizar os estabelecimentos, e também comerciantes, para coibir a prática irregular de preços exorbitantes, como está previsto no Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O Procon-JP ainda verificou o cumprimento de leis que regem a relação de consumo nesses locais.

Donos de bares e restaurantes terão o prazo máximo de 48 horas para apresentar o cardápio de preços utilizado por este estabelecimento em 1º de outubro de 2024, bem como o atualmente praticado, com a comprovação fiscal dos preços praticados nestas datas, a fim de apurar eventual aumento abusivo e injustificado sobre os preços dos produtos oferecidos durante este período de alta estação.

Os vendedores de coco e locadores de mesas e cadeiras também terão que apresentar justificativa para os preços atualmente praticados, no mesmo prazo. Caso seja constatado o aumento de preços abusivos, a concessão de uso do espaço poderá ser cassada.

O Procon-JP alerta que o aumento abusivo e desproporcional de preços será punido nos termos do art. 39, incisos V e X, do Código de Defesa do Consumidor, que “proíbe a exigência de uma vantagem manifestamente excessiva do consumidor”, além de proibir “o aumento de preços sem justa causa”.

Atendimentos do Procon-JP:

Sede: Avenida Pedro I, nº 473, Tambiá;

Recepção: 3213-4702;

Procon-JP na sua mão: 9 8665-0179;

WhatsApp Transporte público:  9 8873-9976;

Instragram: @procon_jp;

Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br; Procon-JP Digital: totens instalados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall

Dudu Reina toma posse como prefeito de Nova Iguaçu

Dudu Reina toma posse como prefeito de Nova Iguaçu




Nova Iguaçu iniciou, nesta quarta-feira (1⁰ de janeiro), uma nova etapa política em sua história de quase 200 anos de fundação. Dudu Reina (PP), eleito prefeito da cidade no pleito de outubro, quando obteve 74,77% dos votos válidos, tomou posse da chefia do Poder Executivo em solenidade realizada no Teatro Nova Iguaçu Petrobras. Também foram empossados a vice-prefeita , Drª Roberta (PL) e os 23 vereadores eleitos. A cerimônia, exclusiva para convidados, contou com mais de 700 pessoas e marcou oficialmente o início do mandato de 2025 a 2028.

Em seu primeiro discurso como prefeito, Dudu Reina enalteceu o apoio de sua família. “Minha família sempre procurou servir a cidade de Nova Iguaçu e eu, hoje, que tinha um sonho de menino de ser prefeito, consegui ter a oportunidade de ocupar a principal cadeira do executivo do nosso município para me dedicar durante esses quatro anos a melhorar a vida da nossa população”, destacou o prefeito.

Eleito com a maior votação da história de Nova Iguaçu, com 292.459 votos, Dudu Reina irá substituir Rogerio Lisboa (PP), que governou a cidade nos últimos oito anos e apoiou o agora ex-presidente da Câmara Municipal à sua sucessão. Reina conquistou sua primeira eleição majoritária apenas quatro anos após vencer também sua primeira disputa para vereador, em 2020, após ser o terceiro candidato mais votado, com 8.167 votos.

“A partir de hoje, nosso mandato será guiado por valores que nos acompanham desde sempre. Escuta, diálogo aberto e compromisso com ações concretas com a população. Em especial, quero agradecer ao prefeito Dudu Reina e dizer que seguiremos trabalhando por Nova Iguaçu”, discursou, emocionada, Drª Roberta.

Agora ex-prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa acredita que a dupla terá a missão de fazer uma gestão melhor e pediu continuidade à união por parte da Câmara de Vereadores.

“Estou saindo e entregando um mandato de cabeça erguida. Com o Executivo e o Legislativo juntos, vai dar tudo certo. Dudu e Roberta estão preparados para fazer um governo muito melhor que o meu”, garantiu Lisboa.

Dudu Reina tem 44 anos e é casado com a médica Camila Reina, com quem tem uma filha, Gabriela, de 11 anos. Nascido e criado, em Nova Iguaçu, Reina realiza o sonho de governar sua cidade natal. Antes de se lançar na carreira política, o agora prefeito ocupou, entre outros postos, os cargos municipais de subsecretário de Obras e de Governo.

Estão abertas as inscrições para o 8° Festival de Marchinhas! – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

As inscrições para o 8º Festival de Marchinhas 2025 estão abertas até o dia 17 de janeiro.

Confira o regulamento, inscreva sua composição no formulário de inscrição no site https://guaratingueta.sp.gov.br/cultura/ e concorra a prêmios.

Em caso de dúvida você também pode comparecer a Secretaria de Cultura (localizada na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, n° 48, Centro) com os documentos necessários para realizar sua inscrição ou ligar para os telefones 3122-4058/3133-3379, sempre das 8h30 às 16h30.

Faça sua inscrição e boa sorte!

1ª etapa de pré-matrículas nas escolas estaduais termina semana que vem – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Lista de designação, com os nomes dos estudantes e unidades escolares, estará disponível no site da Matrícula Digital no dia 12 de janeiro.

Termina na próxima quarta-feira (8) o período destinado à 1ª etapa de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino). São os últimos dias para quem deseja garantir a vaga em uma das 348 unidades escolares da Rede para o ano letivo de 2025.

Aberto desde 11 de novembro de 2024, o período de pré-matrículas é válido para estudantes que já fazem parte da REE ou para aqueles que desejam ingressar na Rede Estadual.

O preenchimento dos dados pode ser realizado de três maneiras: pelo portal www.matriculadigital.ms.gov.br, pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) e 3314-1212 (celular) ou de forma presencial na sede da Central de Matrículas, em Campo Grande, na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Itanhangá Park.

O preenchimento dos dados também pode ser realizado de forma presencial em qualquer escola estadual de Mato Grosso do Sul.

Cronograma

Após o encerramento da 1ª etapa de pré-matrícula, os pais/responsáveis poderão consultar a lista de designação, com os nomes dos estudantes de acordo com as unidades escolares desejadas, no site da Matrícula Digital, que estará disponível no dia 12 de janeiro.

O período para efetivação da matrícula, válido para os estudantes presentes na lista designação, será entre os dias 13 e 17 de janeiro.

Atendimento

Ao todo, são 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, além de 120 extensões.

Entre as novidades deste ano está a ampliação da oferta de vagas para o Ensino em Tempo Integral em todo o Estado. Serão 12 mil novas vagas, com destaque para turmas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais – iniciativa já colocada em prática em 2024 e que visa auxiliar as redes municipais na distribuição de vagas para a Educação Infantil.

Ensino em Tempo Integral

Em expansão nos últimos anos, em 2025 a oferta do Ensino em Tempo Integral na REE estará presente em 62% das escolas. Com o aumento no número de vagas, o total de estudantes matriculados nessas turmas poderá chegar à marca de 52 mil.

“Hoje o nosso foco está na abertura de novas vagas de Tempo Integral para os estudantes do Ensino Fundamental. Entendemos que o número que vagas para o Ensino Médio é suficiente para suprir a atual demanda e vamos trabalhar para o fortalecimento dessa oferta em outras etapas da Educação Básica”, destaca o secretário Hélio Daher.

Calendário

Conforme publicação já disponível no site da SED (Secretaria de Estado de Educação), o início do ano letivo de 2025 será no dia 7 de fevereiro, com as ações de formação dos profissionais antes do retorno dos estudantes, no período conhecido como Jornada Formativa.

A volta às aulas, com a presença dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, será no dia 17 de fevereiro.

Comunicação SED
Foto de capa: Bruno Rezende/Secom

Taxi.Rio lança nova versão de app com possibilidade de troca de mensagens entre passageiros e motorista – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O aplicativo Taxi.Rio Cidades, desenvolvido pela IplanRio, Empresa Municipal de informática da Prefeitura do Rio, lançou uma atualização que permite que passageiros e motorista troquem mensagens e mantenham o histórico da conversa. A nova versão atende a um pedido da categoria. A atualização já está sendo usado com sucesso pelos motoristas e passageiros desde o dia 31 de dezembro.

Além disso, o app está com um novo design e interface que facilitam o acesso às principais funções, como estimativa de tempo de chegada, custo da corrida e avaliações dos motoristas. Com a nova versão, o aplicativo torna-se mais rápido e com melhor usabilidade. O app oferece uma versão atualizada e mais intuitiva para as corridas solicitadas com pagamento via cartão de crédito, implementação lançada em setembro do ano passado.

Só em 2024, o “amarelinho” dos cariocas realizou oito milhões de corridas, gerando R$ 187 milhões para os taxistas, valor 13% maior que em 2023. Já em relação a quantidade de corridas, houve um aumento 7,5% maior que 2023.

O novo app já está disponível para usuários Android na loja Google Play e, na primeira quinzena de janeiro, será disponibilizado para iPhone. Usuários constantes do aplicativo devem ter a versão atualizada automaticamente.

Categoria:

  • 3 de janeiro de 2025
  • Marcações: app IplanRio Prefeitura do Rio Taxi.Rio Cidades troca de mensagens

    Prefeitura publica decreto que garante passe livre para estudantes de Sorocaba – Agência de Notícias



    3 de janeiro de 2025

    15:46

    Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

    Foto: Arquivo/Secom

     

    A Prefeitura de Sorocaba publicou decreto (nº 29.549/2024) que define as regras para concessão de gratuidade na tarifa do transporte público aos estudantes de Sorocaba. A medida consta na edição de quinta-feira (2) do jornal “Município de Sorocaba”, que pode ser consultada pelo link: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/noticias.sorocaba.sp.gov.br-3625-02-de-janeiro-de-2025.pdf.

    O passe livre fica garantido aos estudantes, a partir de 6 anos de idade, matriculados em cursos regulares de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio ou equivalente, supletivos, pré-universitários e universitários, de instituições regulares localizadas em Sorocaba, seja da rede municipal, estadual ou particular.

    O cadastro dos beneficiários deverá ser providenciado via site da Urbes – Trânsito e Transportes (www.urbes.com.br) e o custeio do benefício será suportado por repasse da Prefeitura de Sorocaba. “O objetivo é garantir que crianças e jovens da cidade tenham pleno acesso ao sistema educacional, promovendo igualdade de oportunidades e facilitando sua mobilidade”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

     

    Regras

    A gratuidade, porém, segue regras específicas que devem ser seguidas e será oferecida será de acordo com o calendário escolar de cada aluno, com confirmação pela instituição de ensino.

    Para obter o passe livre, os estudantes não poderão ser beneficiários de outros programas de transporte escolar gratuito ou outras modalidades, como aqueles assistidos pela Lei Federal nº 10.709/2003 e Decreto Municipal nº 23.346/ 2017.

    Outra regra é que a distância entre o endereço da instituição do aluno e a residência dele não seja inferior a um quilômetro e que tenha ligação de transporte coletivo entre os dois endereços.

    As cotas gratuitas de passagens serão fornecidas aos estudantes no formato de créditos no cartão de transporte, em quantidade suficiente para suprir as viagens de ida e volta, conforme frequência do curso estabelecida pela instituição de ensino. A cota de cada estudante será creditada mensalmente e, uma vez utilizada, se o aluno que necessitar utilizar mais vezes o transporte, pagará o valor correspondente à tarifa padrão básica.

    “A comprovação de enquadramento do benefício se dará somente após aprovação no cadastro enviado pela instituição de ensino. O cartão de transporte escolar é de uso pessoal do estudante-titular dos direitos à gratuidade, sendo intransferível”, ressalta o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

    A primeira via do cartão eletrônico será fornecida gratuitamente e caberá à Urbes o controle e a fiscalização da concessão e uso do benefício. O aluno que obtiver o passe livre e não atingir 75% de frequência dos dias letivos do bimestre, injustificadamente, perderá o direito ao benefício, situação que pode ser revertida quando ele satisfizer a referida porcentagem.

    Caberá às instituições de ensino: enviar à Urbes o cadastro dos estudantes matriculados no ano letivo corrente que solicitaram o benefício e manter atualizado bimestralmente o cadastro de estudantes. Ou seja, no caso de desistência ou trancamento de matrícula, o benefício será cancelado.

    Os canais de contato com a Urbes, para informações em geral, solicitação de serviços ou denúncias, são: (15) 3519-3101/3100 e o WhatsApp: (15) 99760-9621. A sede da Urbes fica na Rua Chile, 401, Jardim Barcelona.

    Prefeito entrega 100 ruas em 31 bairros de João Pessoa e projeta avanço da pavimentação por toda a cidade

    O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta sexta-feira (3), 100 novas ruas com infraestrutura completa em 31 bairros de João Pessoa – 80 vias calçadas em paralelepípedo e outras 20 em pavimento asfáltico. Acompanhado de uma comitiva formada por vereadores, secretários e lideranças partidárias, o gestor fez a inauguração das ruas, de forma simbólica, passando por 10 bairros da Capital – iniciando no Alto do Mateus e terminando em Muçumagro. Ao longo da maratona, Cícero Lucena conversou com moradores, exaltou a importância do avanço das obras e destacou a melhoria da qualidade de vida da população e da mobilidade urbana.

    O prefeito também reafirmou compromisso de deixar a cidade totalmente pavimentada ao longo do atual mandato, imprimindo um ritmo forte para autorização de novas ruas e acompanhando de perto a execução das obras em andamento pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O gestor observou que, em apenas dois dias úteis, a atual gestão, iniciada em 1 de janeiro, entrega um grande volume de ruas e assina ordem de serviço para a construção de uma praça na Ilha do Bispo, garantindo que essa será uma marca ao longo de todo o novo mandato.

    “Dizíamos na campanha que seria importante ter mais prazo para que não fossem interrompidos os benefícios que estavam em andamento para a população. Isso aqui é a prova disso, porque estamos começando o mandato em melhores condições do que quatro anos atrás, quando enfrentamos uma pandemia. Tivemos que mudar a prática da prefeitura de uma gestão que foi reprovada pelos eleitores. Agora não, nós já estamos no segundo dia útil e já demos ordem de serviço. Antes mesmo, ainda no dia 30, entregamos o residencial dos quilombolas. Ontem foi na praça da Ilha do Bispo, que era uma reivindicação antiga dos moradores. Na segunda-feira vai ser no Gervásio Maia, uma nova ordem de serviço, e durante toda a semana continuaremos inaugurando mais obras”, destacou o prefeito.

    Impacto – De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, foram investidos mais de R$ 18 milhões nas 80 ruas em calçamento entregues nesta sexta, representando uma extensão de 13 quilômetros. Em relação às ruas em asfalto, o investimento foi de R$ 4,8 milhões. Já o total do programa Asfalto Novo, desde 2021, é de R$ 87 milhões e uma extensão de 116 quilômetros – em termos comparativos se equipara praticamente a distância entre as cidades de João Pessoa e Campina Grande, de malha viária totalmente nova.

    Dia histórico – “Só no Alto do Mateus, praticamente 80% das ruas estão pavimentadas ou contratadas. Hoje é um dia histórico, porque eu acredito que nunca antes no poder público de João Pessoa foi feita uma entrega de ruas pavimentadas e asfaltadas como essa, totalizando 31 bairros de uma só vez. Com um diferencial, que é a qualidade e padrão em todos os bairros, que ganham infraestrutura de drenagem, calçadas com acessibilidade e piso tátil”, detalhou o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão. “E vamos seguir nesse ritmo, porque nós temos todo o planejamento da quantidade de ruas que faltam, onde elas estão localizadas e conseguindo os recursos para realizar as obras”, concluiu.

    Benefícios – No Alto do Mateus, a Rua Carteiro Francisco Inácio, com mais de 260 metros de extensão, se tornou uma via importante para o fluxo de veículos no bairro. O motorista de transporte por aplicativo Aloísio Nascimento elogiou a facilidade para transitar e a segurança para pedestres e condutores. “Ficou tudo melhor, pra todo mundo. Essa rua é praticamente uma avenida, que antes era só poeira e muitos buracos. Hoje dá gosto andar por aqui, porque fica mais confortável e seguro”, elogiou o morador.

    Na Rua Rubens Coelho Pereira Filho, no bairro do Cuiá, a comerciante Vanda Maria esperava pelo benefício há 30 anos. “Cheguei aqui, não tinha habitação nenhuma, a rua era escassa, só buraco e lama. Hoje está aí esse paraíso, parecendo mais ruas de outro país, e eu só tenho a agradecer imensamente ao nosso prefeito, com o trabalho belíssimo de pavimentar todas as ruas do bairro, que estava tudo sem calçamento – só lama. Só gratidão, gratidão eterna ao nosso prefeito”, agradeceu a moradora.

    Veja os bairros contemplados nesta entrega de ruas calçadas:

    Aeroclube, Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Ipês, Brisamar, Colibris, Costa do Sol, Costa e Silva, Cristo Redentor, Cuiá, Distrito Industrial, Ernani Sátiro, Funcionários, Gramame, Jaguaribe, Jardim Oceania, Jardim Veneza, João Paulo II, José Américo, Mangabeira, Muçumagro, Mumbaba, Oitizeiro, Paratibe e Planalto da Boa Esperança.

    Veja os bairros contemplados nesta entrega de ruas asfaltadas:

    Bancários, Centro, Distrito Industrial, Geisel, João Agripino, Mangabeira, Miramar, Mumbaba e Tambiá.

    Funsat divulga 1.622 vagas de emprego em 165 profissões diferentes nesta sexta-feira (3) – CGNotícias

    A Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferece 1.622 oportunidades de emprego para 165 áreas profissionais diferentes nesta sexta-feira (3), em 234 empresas de Campo Grande. Entre as vagas oferecidas, há oportunidades para açougueiro (10); ajudante de carga e descarga (41); almoxarife (2); atendente de padaria (22); auxiliar de limpeza (119); auxiliar nos serviços de alimentação (150); comprador (3); eletricista (4); garçom (5); magarefe (100); mecânico de manutenção de máquinas (2); padeiro (4); retalhador de carne (40); supervisor de logística (1) técnico de garantia de qualidade (1); entre outros.

    Quanto às vagas para as quais não há exigência de experiência prévia, estão disponíveis 940 postos de emprego, entre eles, vagas para assistente administrativo (12); auxiliar de marceneiro (1); copeira (5); operador de caixa (66); servente de obras (13) e vendedor interno (4), por exemplo.

     
    Já o público PCD (Pessoa com Deficiência) têm à disposição 12 oportunidades exclusivas em três áreas diferentes: auxiliar de limpeza (1); recepcionista (5) e vigilante (6).

    A Fundação reforça que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.

    Confira todas as vagas disponíveis clicando aqui: https://www.campogrande.ms.gov.br/funsat/artigos/vagas-ofertadas/.

    Tenha o cadastro em dia com a Funsat

    O cadastro é feito presencialmente na Fundação, tendo em mãos o documento de identidade ou carteira de motorista, comprovante de residência, número do CPF e dados do histórico profissional.

    A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, com horário de funcionamento das 7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, inclusive no horário de almoço, realizando também outros serviços como solicitações para a emissão da carteira digital de trabalho, ativação do seguro-desemprego, ou, por exemplo, inscrição de cursos profissionalizantes promovidos pela Fundação. O telefone para contato é o (67) 4042-0585 / Ramal 5800.

    #PraTodosVerem : Na capa da matéria há uma foto que mostra a fachada da Funsat registrada durante o dia.

    Copinha está chegando! Não esqueça de fazer o seu cadastro para torcer pelo Atlético Guaratinguetá

    O primeiro jogo da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 em Guaratinguetá será realizado neste domingo (05), no Estádio Dario Rodrigues Leite. O Atlético Guaratinguetá estreia às 12h45, contra o Porto Vitória-ES, e na sequência teremos o confronto entre Grêmio-RS x Vitória da Conquista-BA, às 15h.

    Vale lembrar que, este ano por determinação da Federação Paulista de Futebol, para torcer para o Atlético Guaratinguetá é necessário realizar o cadastro e resgatar os ingressos online e gratuitos, conforme passo a passo a seguir:

     

    Secretaria de Cultura inicia série de encontros para divulgar editais da PNAB – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) promoverá 15 reuniões, sendo três virtuais e 12 presenciais, no período de 6 a 14 de janeiro. O objetivo dos encontros é divulgar as regras e tirar dúvidas sobre os três editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) que estão com inscrições abertas. Todas as reuniões são gratuitas e abertas a todos os interessados, sendo necessário preencher formulário.

    Os editais abertos são: “Rio de Escritores”, “Viva o Talento edição Rio Capital Mundial do Livro” e “Feiras Literárias”. As inscrições para participar devem ser formalizadas até as 18h do dia 31 de janeiro de 2025, por meio do Formulário Eletrônico de Inscrição, cujo link está disponível no site da Secretaria de Cultura. No mesmo endereço, é possível acessar os editais completos, com todas as regras de participação.

    O investimento total nos três editais é de R$ 2,3 milhões, provenientes dos rendimentos dos quase R$ 38 milhões recebidos pelo município no âmbito da Lei Federal de Fomento à Cultura, em 2024. Estes recursos foram 100% executados pela Prefeitura do Rio, que se destacou pela competência, agilidade e transparência na aplicação da PNAB.

     

    Cronograma de reuniões:

    On-line

    – Segunda-feira | 6/1  | 19h |  youtube.com/@culturario – Live sobre o edital “Rio de Escritores”
    – Segunda-feira | 13/1 | 19h – youtube.com/@culturario – Live sobre o edital “Viva o Talento – edição Rio Capital Mundial do Livro”
    – Quarta-feira |  15/1 | 19h – youtube.com/@culturario – Live sobre o edital de “Feiras Literárias”

    Presenciais

    – Terça-feira – 7/1 | 18h  – Local: Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa)
    – Terça-feira – 7/1 | 18h  – Local: Areninha Cultural Terra (Rua Marcos de Macedo s/nº, Guadalupe)
    – Terça-feira – 7/1 | 18h – Local: Associação Empresarial de Campo Grande (Rua Augusto de Vasconcelos 1236, Campo Grande)
    – Quarta-feira – 8/1 | 18h – Local: Centro Coreográfico da Cidade (Rua José Higino 115, Tijuca)
    – Quarta-feira – 8/1 | 18h  – Local: Biblioteca Euclides da Cunha Sesc Cocotá (Praia de Cocotá 82, Cocotá/Ilha do Governador)
    – Quarta-feira – 8/1 | 18h  -Local: Areninha Cultural Sandra Sá (Rua Doze 1, Santa Cruz)
    – Quinta-feira – 9/1 | 18h – Local: Areninha Cultural Herbert Vianna (Rua Evanildo Alves s/nº, Maré)
    – Quinta-feira – 9/1 | 18h – Local: Arena Cultural Fernando Torres (Rua Bernardino de Andrade 200, Madureira (portão 4 do Parque Madureira)
    – Quinta-feira – 9/1 | 18h – Local: Areninha Cultural Hermeto Pascoal (Praça Primeiro de Março s/nº, Bangu)
    – Terça-feira –  14/1 | 18h – Local: Teatro Municipal Domingos Oliveira (Rua  Vice-Governador Rúbens Berardo 100, Gávea)
    – Terça-feira –  14/1 | 18h – Local: Arena Cultural Chacrinha (Rua Soldado Eliseu Hipólito s/nº, Pedra de Guaratiba)
    – Terça-feira –  14/1 | 18h – Local: Areninha Cultural Jacob do Bandolim (Praça do Barro Vermelho s/nº, Pechincha)

    Saiba mais sobre os editais:

    – Edital Viva o Talento  | R$ 700 mil  

    Objetivo: Apoiar projetos que promovam ações literárias, buscando a ocupação dos espaços públicos, como bibliotecas municipais, parques e praças, com atividades culturais dinâmicas voltadas à difusão da literatura brasileira e promoção dos autores cariocas. Serão consideradas Ações Literárias os clubes de leitura, círculo do livro, leitura dramatizada, saraus, contação de histórias, palestras, rodas de conversa e oficinas, entre outros, com exceção de Feiras Literárias, que serão contempladas em Edital específico.

    Quem pode participar: Qualquer agente cultural sediado no município do Rio de Janeiro, que seja: Microempreendedor Individual (MEI); Pessoa jurídica com fins lucrativos  ou Pessoa jurídica sem fins lucrativos.

    – Edital Feiras Literárias  | R$ 1 milhão 

    Objetivo: apoiar projetos de incentivo à leitura e de valorização da literatura e da escrita, através da seleção de Feiras Literárias, a serem realizadas no Rio de Janeiro. Compreende-se por Feiras Literárias: eventos/projetos culturais em diversos formatos e tamanhos, voltados à leitura e a formação de novos leitores, que celebram a literatura e reúnem autores, editoras, livrarias, leitores e outros profissionais da área, promovendo a cultura e a educação.

    Quem pode participar: Qualquer agente cultural sediado no município do Rio de Janeiro, que seja: Microempreendedor Individual (MEI); Pessoa jurídica com fins lucrativos  ou Pessoa jurídica sem fins lucrativos.

    – Edital Rio de Escritores  | R$ 600 mil 

    Objetivo: Financiar um projeto voltado a selecionar, ativar, capacitar e fomentar 70 escritores cariocas por meio de um Programa de Capacitação, com vistas à publicação de obras literárias autorais, em diferentes gêneros, com tiragem de cem exemplares para cada escritor, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva.

    Quem pode participar: Pontões de Cultura com constituição jurídica, ou seja, com CNPJ, bem como Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos que desenvolvam, acompanhem e articulem atividades culturais, em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de pontos de cultura e outras redes temáticas, e ainda não estejam certificadas como Ponto ou Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura, desde que cumpram os requisitos para a certificação no Cadastro Nacional.

    Categoria:

  • 3 de janeiro de 2025
  • Marcações: Cultura editais Política Nacional Aldir Blanc Prefeitura do Rio reuniões