Henrique Macedo
Secretaria de Saúde
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) recebeu neste sábado (25) munícipes interessados em adotar cães e gatos na primeira feira de adoção do ano.
A feira, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, é uma oportunidade dos pets receberem um novo lar e muito amor. Estavam disponíveis 88 animais, sendo 82 cães (67 machos e 15 fêmeas) e 6 felinos (3 machos e 3 fêmeas).
Para adotar é necessário ser maior de 18 anos e apresentar documento original com foto e CPF para a formalização do processo.
Maria e Reilly vieram procurar um animal para adoção. “Ele teve canil nos Estados Unidos, gosta muito de cães. Eu gostaria de adotar uma fêmea, de pequeno porte, mais fácil para cuidar”, disse.
Visando a posse responsável, o animal só é entregue após visita domiciliar e aprovação da equipe técnica.
Posteriormente, é agendada uma nova ida na casa do tutor para avaliar a adaptação.
Desde 2021, já foram adotados 433 cães e gatos. Os interessados também podem realizar a adoção digital pelo site do CCZ.
Vacinação e microchipagem
Durante o evento, os tutores também puderam levar cães e gatos para vacinação antirrábica e microchipagem.
A professora Márcia Borges adotou a pitbull Frida em 2024 e a levou para receber a vacina antirrábica. “Para mim é uma satisfação enorme ter um bichinho, é o amor da minha vida”, disse.
Diego Silvério, engenheiro mecânico, levou dois cães para vacinar. “Um deles teve contato com um morcego, então nós ligamos para o 156 que nos informou sobre essa ação de vacinação. Muito bom esse serviço do CCZ”, afirmou.
A microchipagem é um método permanente de identificação animal e extremamente importante para a diminuição dos casos de abandono e perda. O dispositivo eletrônico armazena um código único e inalterável com informações de contato do tutor e do pet, como nomes, endereços e telefones.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde