AO VIVO

Funsat e Instituto João Bittar promovem processo seletivo do Emprega CG para jovens de 18 a 23 anos – CGNotícias

Na tarde desta quarta-feira (13), a Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com o Instituto João Bittar, realizou mais um processo seletivo do programa “Emprega CG”. A iniciativa, que inclui ações de balcão de empregos, atendeu jovens de 18 a 23 anos, em 69 atendimentos feitos na Agência de Empregos da Funsat.

Os candidatos tiveram a oportunidade de concorrer a 50 vagas selecionadas pelo Instituto, além de sondar outras oportunidades entre as 2.186 vagas disponíveis no quadro geral da agência. A ação ampliou em 30% o movimento na Funsat, trazendo otimismo até mesmo aos que não buscavam especificamente essa seleção, mas que frequentemente visitam a Fundação em busca de novas oportunidades.

“Sempre sou muito bem atendido aqui; o pessoal acolhe da melhor forma. Acho importante essa campanha para atrair mais gente para a Agência, e o atendimento foi rápido, não atrasou em nada. Tenho experiência em várias funções e estou em busca de um trabalho que possa conciliar com outras atividades. Manter o cadastro atualizado e concorrer às entrevistas é fundamental,” afirmou Paulo Rodolfo Dias, de 41 anos, morador da Vila Alba.

Parceiro da Funsat em diversas ações itinerantes e processos seletivos, o Instituto João Bittar promove essas seleções para atender a uma demanda constante por jovens aprendizes. “Sempre temos necessidade de jovens aprendizes. Há uma rotatividade, e nosso objetivo é manter esse público empregado ao longo do ano, com bons encaminhamentos para as empresas parceiras,” destacou Fernando Cardoso da Silva, recrutador do Instituto e coordenador da atividade realizada das 13h às 16h.

Apoio familiar e vovó RH

Na senha 23, uma história tocante de apoio familiar ganhou destaque. Cleusa Mendonça, de 72 anos, e seu neto Eduardo Augusto, de 19, vieram do Conjunto José Abrão com a esperança do primeiro registro em carteira para Eduardo. Cleusa, que ficou sabendo do processo seletivo pela TV, fez questão de ligar diversas vezes para o neto até conseguir confirmar a ida ao evento.

“Quando vi na TV, comecei a ligar para ele, que estava na aula. Depois, liguei para a namorada dele e, só na oitava tentativa, consegui falar com ele. Viemos confiantes de que daria certo; acredito que essas ações aumentam as chances, e meu neto merece,” disse Cleusa, que também acompanhou o neto no atendimento. Eduardo avaliou duas opções, mas decidiu concorrer a uma vaga no quadro geral, buscando posições que não exigem experiência.

“Sou acadêmico de Educação Física, mas busco encaminhamento para qualquer área. Achei a experiência muito boa, com várias possibilidades: vagas para estágio, sem experiência e como jovem aprendiz. O importante é conseguir uma oportunidade,” comentou Eduardo.

Desafio de conciliar estudos e trabalho

Carolina Silva Marques, de 17 anos, também participou do processo seletivo e conseguiu uma carta de encaminhamento para seu primeiro emprego formal. “Eu estava buscando uma vaga para menor aprendiz, mas completo 18 anos na semana que vem, o que me ajudou na seleção para uma vaga de auxiliar de linha de produção. Uma vantagem da Agência de Empregos é conseguir uma vaga com carteira assinada. A possibilidade de trabalhar no centro da cidade também facilita a logística para mim,” contou Carolina, moradora do Jardim Tijuca e estudante de Turismo.

Já Priscila Ribeiro Soares, de 20 anos, moradora do Bairro Taquarussu, também participou da seleção com o objetivo de conquistar estabilidade e renda por meio de um emprego com registro em carteira. “Soube da ação por uma amiga que viu no jornal. Gostaria de uma vaga no atendimento ao público, mas o ideal seria que o horário fosse à tarde, para que eu possa conciliar com a faculdade. Busco meu primeiro emprego com carteira assinada, e ações como esta da Funsat e do Instituto João Bittar são muito positivas,” afirmou a estudante.”

#ParaTodosVerem. A imagem de capa mostra os participantes do programa. imagem interna mostra Cleusa e Eduardo em atendimento no guichê. A próxima imagem mostra Carolina Silva em triagem de guichê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *