AO VIVO

Rodada de empregabilidade traz oportunidades do mercado de trabalho para pessoas com deficiência

De um lado, as oportunidades. De outro, quem busca uma colocação no mercado de trabalho. Nesta sexta-feira (20), o Bioparque Pantanal foi palco para o encontro entre empregadores e candidatos durante a rodada de empregabilidade PCD. A iniciativa é da Funtrab, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência.

Com a pasta em mãos recheada de certificados, currículo e documentos pessoais, Janice Lima Siqueira, de 39 anos, esperava sua vez de se cadastrar. Com experiência na área administrativa, Janice, que é surda, sonha em conseguir um emprego.

Janice relata experiências anteriores na área de administrativo e o sonho de encontrar um novo emprego.

“Já trabalhei como instrutora de crianças, na área de administrativo e já fui secretária em hospital. Estava fazendo faculdade de Administração, mas parei. Ano que vem vou voltar, porque é a parte que combina comigo mesmo”, conta.

Já no estande de um possível empregador, o bacharel em Direito Wander Godoy, de 40 anos, recebe as orientações sobre como proceder à espera da entrevista de emprego. Com experiência em administrativo, Wander que tem uma limitação nas pernas devido à paralisia infantil, tem o sonho de ingressar no serviço público.

“O meu objetivo mesmo é na parte de concursos, mas como estou desempregado no momento, preciso de uma vaga PCD”, relata.

Wander passando pelo primeiro atendimento da rodada: o cadastro.

Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, pasta ligada à Secretaria da Cidadania, Telma Nantes de Matos, falar de empregabilidade para pessoas com deficiência é observar o que este público tem para entregar.

“O Estado de Mato Grosso do Sul está desenvolvendo ações transversais para que haja empregabilidade das pessoas com deficiência, e com isso vem a capacitação, a assistência social, direitos humanos, educação e cidadania, todos juntos trabalhando para que a empregabilidade seja uma realidade aqui”, ressalta.

A data escolhida para a rodada coincide com a véspera do dia 21 de setembro, quando se comemora no Brasil o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Como uma luta permanente, a data representa o nascimento e a renovação da luta destas pessoas, bem como suas reivindicações pelas políticas de inclusão.

Rodada realizada pela Funtrab com apoio da Secretaria de Estado da Cidadania trouxe autoridades e o campeão paralímpico Yeltsin Jacques.

“A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho proporciona a esse público maior autonomia financeira, novas relações sociais e perspectivas de vida”, ressalta a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi.

Padrinho afetivo da ação, o campeão paralímpico Yeltsin Jacques esteve presente na rodada e ressaltou a importância de trabalhar pela empregabilidade das pessoas com deficiência.

“Queria fazer um agradecimento especial a cada um que está aqui hoje dos recursos humanos das empresas, que estão vendo essa visão e acreditando em nós, acreditando na pessoa com deficiência. Incluir a pessoa com deficiência é fundamental, mas mais importante é mostrar as capacidades que essas pessoas têm de transformar o ambiente e agregar valor. O maior desafio hoje é demonstrar o valor que podemos somar”, ressalta Yeltsin.

A rodada reuniu 20 empresas empregadoras que disponibilizaram, durante o evento, 133 vagas específicas para pessoas com deficiência. Para os candidatos que não puderam comparecer, os interessados podem se cadastrar na Funtrab, e serem atendidos no Serviço Social. A Funtrab fica na Rua 13 de maio, 2.773 – Centro e atende das 7h30 às 17h.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
*com informações da Funtrab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *