Nesta segunda-feira (26) foi realizada a cerimônia de abertura da segunda etapa dos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas. As modalidades desta fase incluem bocha e voleibol adaptado. Ao todo, 750 participantes estão envolvidos, distribuídos nas categorias de voleibol adaptado para 50+, 60+ e 70+, e bocha para 60+ e 70+. As competições se estendem até o dia 1º de setembro, com a participação de 29 municípios do estado.
Os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul são organizados pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Esta é a segunda etapa das competições. A primeira ocorreu em Campo Grande, entre os dias 16 e 18 de abril, com disputas em nove modalidades individuais e em duplas: dama, dança de salão, dominó, malha, sinuca, tênis de mesa, truco, xadrez e atletismo.
Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nunez, a competição vai além do esporte, impactando significativamente a vida das pessoas idosas. “Os Jogos da Melhor Idade promovem autoestima, convivência social e troca de experiências. Acredito que seja muito benéfico para a qualidade de vida dos atletas”.
Na ocasião, a diretora de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte, Karina Quaini, ressaltou que todos os participantes merecem reconhecimento pela coragem e disposição em participar dos Jogos da Melhor Idade. “É uma competição? Sim! Alguns levarão medalhas para casa? Sim! Mas todos vocês são vencedores por estarem aqui. É uma oportunidade de troca de experiências e de conhecimento. Um beijo no coração de cada um, que Deus abençoe a todos. Que tenhamos uma excelente semana”.
As partidas de voleibol adaptado serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Eduardo Milanez, no Ginásio Municipal de Esportes Cacilda Acre Rocha, na Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul e na Escola Estadual Luiz Lopes de Carvalho, todas em Três Lagoas. As competições de bocha acontecerão no Estádio Municipal de Castilho, na cidade de Castilho (SP), e no Ginásio de Esportes da Creche Antônio Sanches, em Ilha Solteira (SP).
Os Jogos contam com um Centro de Convivência na Arena Mix, onde os atletas-idosos podem socializar, cantar karaokê, se divertir com jogos de mesa, pingue-pongue, pebolim e muito mais. Além disso, são oferecidos alimentação balanceada, hospedagem e transporte para garantir a melhor experiência na competição.
Acompanhe os resultados e chaves dos jogos por meio dos boletins:
Boletim 1
Boletim 2
Texto e fotos: Bel Manvailer, Comunicação Setesc