João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Os termômetros, no alto das montanhas, marcavam 24° ao meio-dia deste sábado (8), quando os tropeiros chegaram ao Parque Municipal de São Francisco Xavier.
A entrada dos protagonistas marcou o início da 15ª edição da Festa do Tropeiro, que movimenta o distrito de São José dos Campos até o fim da tarde deste domingo (9).
Além da culinária típica, de dar água na boca, o público prestigia muita cultura tradicional.
No sábado, passaram pelo Parque Municipal do distrito Giba Reis e Banda Kapiau, Moçambique da Vila Tesouro, Grupo Tapera de Viola, Danilo e João Ricardo e Fernando e Fabiano.
Na manhã deste domingo, a missa abriu o último dia da festa. A programação inclui ainda desfile de cavaleiros, carreiros e tropas, shows musicais e o encerramento com Matheus Minas e Leandro, às 17h.
Sobre a Festa do Tropeiro
A Festa preserva a tradição do tropeirismo e valoriza as pequenas comunidades da Serra da Mantiqueira, onde os tropeiros paravam para descansar quando vinham de Minas Gerais e aproveitavam para comercializar produtos no Vale do Paraíba.
Os tropeiros eram condutores de tropas de cavalo, burros e mulas, que atravessavam extensas áreas transportando gados e mercadorias entre as regiões de produção até as fazendas e centros consumidores.
O evento é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo