Na Semana do Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) está realizando a 36ª edição do Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) em Viçosa, na Zona da Mata, nos dias 6 e 7/6.
O encontro reúne cerca de 600 pessoas durante dois dias e termina nesta sexta-feira (7/6), abordando como tema central a Bacia do Rio Piranga. “O fórum envolve os atores sociais nas discussões de questões ambientais e proposição de ações em níveis locais, regionais e globais”, explica Renato Gomes, analista ambiental do IEF e coordenador geral do ForEa.
O ForEA é realizado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) Zona da Mata, do IEF, com participação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Ponte Nova, dentre outros parceiros.
“O grande objetivo é o envolvimento de gestores municipais na educação e na extensão ambiental a partir da construção dos conhecimentos e proposições construídas durante o trabalho do fórum”, destaca o analista ambiental.
Programação
O evento promove apresentações culturais, exposições e premiações de personalidades, que em seu dia a dia contribuem com a educação ambiental e sua interdisciplinaridade em diversos aspectos.
Além disso, são realizadas oficinas, que têm como público alvo gestores municipais, trabalhadores do setor da educação e alunos das escolas da região, se tornando um espaço plural e aberto à participação de toda a sociedade.
Crianças das escolas municipais da região também apresentam, durante o Fórum, o Projeto Pássaro Cativo, que mostra finalidades para gaiolas que não sejam prender pássaros. Por meio de manifestações artísticas como dança, música e uma exposição de arte feita a partir do uso de gaiolas, o tema ligado à fauna é trabalhado com os alunos.
A programação inclui ainda algumas homenagens, como a Betty Giovanoni, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, fundadora e primeira secretária executiva do Consórcio Interestadual do Rio Carangola (Cibarc) e co-fundadora do ForEa. “É sempre uma grande realização estar em fórum como esse e ver como essa iniciativa cresceu e agregou parceiros ao longo desses anos de atuação”, diz.
Ao lado dela, também houve o reconhecimento do professor Ulysses Biffano, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e de Maria Izabel Monteiro Marinho de Souza, atual 1ª secretária executiva da CIEA Zona da Mata.
Em Viçosa, o evento está sendo realizado com apoio da prefeitura municipal e gera expectativa de trazer bons resultados para a secretária adjunta de Educação da cidade, Maria Aparecida de Jesus Souza. “Ficamos felizes com o grande envolvimento da sociedade e esperamos que a partir daqui surjam grandes discussões e construções de políticas públicas que contribuam para os desafios ambientais que estamos vivenciando”.
O ForEA
O ForEA é hoje o principal instrumento de ação da CIEA Zona da Mata Mineira, que direciona esforços para a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental na região, fomentando a criação de uma gestão compartilhada entre os atores sociais envolvidos nesta iniciativa. O Fórum é reconhecido nacionalmente por meio de prêmios e intercâmbio de experiências.