A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte apresentou diagnóstico preliminar do Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PMHIS-RMBH) na quinta-feira (13/6), em atividade pública.
O evento, transmitido ao vivo pelo canal da Agência RMBH no Youtube, contou com a participação de representantes do Governo de Minas Gerais, prefeituras, entidades da sociedade civil e comunidade em geral.
O diagnóstico preliminar, elaborado pela Agência RMBH em parceria com a Latus Consultoria, traça um panorama da situação habitacional na RMBH, incluindo o déficit habitacional, as características das moradias existentes, o perfil das famílias em situação de vulnerabilidade e os desafios para o desenvolvimento de uma política habitacional integrada e eficaz.
“A atividade pública foi oportunidade para a comunidade conhecer os resultados do diagnóstico e apresentar sugestões para o desenvolvimento do PMHIS-RMBH. Diversos participantes se manifestaram, destacando a importância de garantir o acesso à moradia digna para todas as famílias da RMBH”, destaca o diretor-geral da Agência Metropolitana, Marcus Vinicius Lopes.
Próximos passos
O Governo de Minas, por meio da Agência RMBH, seguirá trabalhando na elaboração do plano, com a participação da sociedade civil e dos municípios da região metropolitana.
A expectativa é a de que o plano seja um instrumento eficaz para a promoção do direito à moradia digna e para o desenvolvimento urbano sustentável da Grande BH.
Os resultados do diagnóstico servirão de base para definir diretrizes, programas e projetos para enfrentar os desafios habitacionais da RMBH. O plano está previsto para ser finalizado até o final deste ano.