Para promover a socialização e troca de experiências, com o objetivo de extrair reflexões sobre o desempenho dos estagiários em suas rotinas de trabalho nos órgãos públicos onde atuam, e como parte das ações do programa de estágio do Governo do Estado de MS, será realizado o evento “Rodas de Conversa – Fala Estagiário”, até o dia 10 de maio.
O evento, que teve início no dia 29 de abril, acontece na Segem (Secretária-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) com programação distribuída nos períodos matutino e vespertino, das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 15h30. As turmas estão divididas em grupos de 25 pessoas, ao todo 169 estagiários devem participar.
O diálogo é mediado pela coordenadora do programa, Luciene Ferreira que explica como funciona a dinâmica em grupo e a sua importância para os participantes. “A cada três meses nos reunimos para debater sobre os assuntos relacionados ao estágio. Eles contam como é o cotidiano no ambiente de trabalho, as atividades que exercem e dão feedbacks correspondentes as suas áreas. A ideia também é que eles digam se tem alguma dificuldade sugiram melhorias para que o programa possa atender aos seus objetivos, cumprindo assim o papel de contribuir para a formação desses estagiários ”.
A dinâmica se constitui como um instrumento de grande subsídio para atingir vários anseios, tanto para os estagiários, quanto para o programa, como proporcionar um ambiente de escuta e contato interpessoal e poder oferecer o auxílio e solução adequados.
A estagiária Lívia Bhering Zago, 22 anos, é acadêmica do curso de psicologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), atua na SES (Secretaria de Estado de Saúde), e relata que as rodas de conversas são importantes para que os estagiários sejam ouvidos e tenham a oportunidade de conhecer as diferentes realidades.
“Participar das rodas de conversa é muito legal. Eu consigo falar um pouco de como tenho me sentido e também posso ver que têm pessoas que passam pelas mesmas coisas que eu, que me entendem. Além disso, consigo conhecer outras realidades, como têm sido as vivências de outras pessoas, o que elas enfrentam. Em resumo, as rodas de conversa têm muito a acrescentar ao programa de estágio, sendo um ambiente acolhedor aos estagiários e que, além disso, facilitam a promoção de melhorias”, declarou.
Programa de Estágio
O ‘Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica’ é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec, coordenado pela Segem. Acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD, participam do programa.
O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.
A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Renata Brum, Segem