O estande da Prefeitura de Campo Grande, montado na 84ª Expogrande, recebeu na noite do domingo (14) empresários que estão fazendo toda a diferença em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Os ex-incubados Monique Klein, Roberto Kazuo, Rui Murilo Galvanini, Joaquim Aparecido Carvalho e Adma Rubia de Souza compartilharam suas jornadas, desde o início da incubação até a exportação para diversos países.
A empresária Monique Klein, com formação em jornalismo, revelou que chegou em um momento da vida que queria mudar de profissão e empreender. Foi quando conheceu as incubadoras municipais e iniciou uma nova história. “Eu queria seguir por outros caminhos. Em uma feira, onde estava o estande da Prefeitura, me perguntaram se eu gostaria de ser incubada. O que é isso, ser incubada? Remete logo às incubadoras de bebês e é exatamente isso. Eu me senti acolhida pela prefeitura, porque vinha de uma formação que não tem nada a ver com empreendedorismo. Nossa empresa tem 13 anos e posso dizer que valeu muito a pena”, afirma Klein, da empresa Campo Grande a Tiracolo – marca da reciclagem que produz bolsas em malotes e diversos outros produtos a partir de recicláveis. Cumprindo ODSs, a empresa já viajou por todo o país e até pelo mundo levando seus produtos sustentáveis.
Quem também está fazendo diferença, de forma discreta para muitos, é Adma Rubia de Souza. Hoje, a empresa que atua com baixeiros, mantas e coxinilhos emprega diversas famílias. “Fomos trabalhando, trabalhando, e hoje, graças a Deus, nossa empresa conta com 20 funcionários. Vendemos para 14 estados brasileiros e estamos nos organizando para a exportação”, conta Adma.
Já o empresário Rui Murilo Galvanini, da Vó Erminia Alimentos, vende para sete estados brasileiros e dois países. Os produtos da marca são naturais e sem conservantes. “Seguimos nosso próprio slogan: Agradando os olhos e o paladar de quem você mais gosta. Então, todo produto que desenvolvemos, consumimos, temos em casa. Procuramos diferenciar nosso produto, sempre com excelência. Não desenvolvemos preço, desenvolvemos produto”, destaca seu diferencial.
Quem também está conquistando o mercado internacional é a Raffinée, que produz Petit Gateau e Brownies especiais. Joaquim Aparecido Carvalho revela que hoje as vendas para o Uruguai já representam 12% da receita da empresa. “Estamos mirando também o Paraguai, a Argentina, o Chile e o outro lado do mundo, que oferece muitas oportunidades”, diz.
Para ele, a grande mudança no negócio começou dentro de feiras de negócios, como a Expogrande. “Começamos a participar de feiras, a aparecer, e nosso produto cresceu. Muitas portas se abriram. Então, se você puder, participe de feiras, pois sempre haverá pessoas interessadas”, conclui.
A última história foi a do empresário Roberto Kazuo, da CGRX Equipamentos de Radiologia. Ele revela que até setembro deste ano, possivelmente, lançarão a primeira linha de equipamentos projetados mecanicamente e eletronicamente em Campo Grande. “Será tecnologia própria, feita em Campo Grande, por engenheiros e profissionais que moram aqui na cidade”. Hoje, a CGRX já vende para todo o Brasil, sendo que 90% das vendas dos equipamentos são para fora do estado, com mais de 1 mil equipamentos instalados pelo país. “Seremos um dos principais players do mercado nacional de radiologia”, afirma.
O talk show encerrou as iniciativas promovidas pela Prefeitura de Campo Grande nos 11 dias da feira realizada pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul). Em sua 84ª edição, o evento é referência no agronegócio e entretenimento, reunindo público, expositores e instituições, apresentando tendências, soluções e inovações, além de contar com exposição de animais, leilões, circuito de palestras, shows e oportunidades de grandes negócios.
#pratodosverem A matéria possui quatro imagens. A foto de capa mostra o público e os palestrantes no estande da Prefeitura com telão ao fundo. A segunda imagem é das mochilas, tapetes e bolsas expostas durante o evento. A terceira imagem mostra um dos equipamentos usados pelo palestrante e o público observando a fala. A quarta imagem mostra o público sentado de costas observando os cinco empreendedores e ex-incubados contando as suas histórias.