O Seminário ‘Avaliação em Larga Escala e as Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem’, realizado na noite de ontem (13), reuniu cerca de 120 professores de Língua Portuguesa e Matemática do 6º ao 9º ano, gestores e equipe pedagógica das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande.
O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), faz parte de um conjunto de formações planejadas para o mês de março, para proporcionar experiências aos professores que estão iniciando a jornada na Rede Municipal.
Segundo a superintendente de Políticas Educacionais da Semed, Ana Dorsa, o intuito da formação é promover o fortalecimento e a reflexão sobre o trabalho dos professores, visando um aprendizado de qualidade para os alunos. “O objetivo é discutir as possibilidades e as implicações de avaliação em larga escala no âmbito da Rede Municipal de Ensino. Por isso, trazemos professores de universidades, ou até mesmo da própria Rede, com a sua expertise para nos auxiliar exatamente em refletir sobre aquilo que podemos melhorar em sala de aula”, destaca.
Ana Ribas, chefe da Divisão de Ensino Fundamental e Médio da Semed, ressalta a importância da formação continuada para aprimorar a prática docente dos professores. “Nós acreditamos que a formação continuada é emblemática para aperfeiçoar a prática docente dos nossos professores, sobretudo pensando na aprendizagem dos alunos. Quando implementamos a formação continuada, nós estamos acreditando nos saberes que os professores já possuem e também na possibilidade de ter um ambiente para aperfeiçoar e trocar ainda mais conhecimentos”, pontua.
Professor há 34 anos e diretor há 13 anos da Escola Municipal Imaculada Conceição, Aristides Bassi, enfatiza o impacto positivo da formação, que fornece novas perspectivas e orientações para lidar com os desafios da escola. “Essas palestras ampliam os nossos horizontes, fazem a gente refletir as necessidades de um planejamento para dar uma resposta aos problemas que surgem na escola. Proporcionando reflexões, uma nova orientação, uma perspectiva diferente de formação”.
Por sua vez, Luciana Ribeiro, professora de português relativamente nova na Reme, destaca a importância dessas formações para seu desenvolvimento profissional, especialmente por ser uma novidade em sua carreira. “É tudo novo para mim. Lá no meu Estado, o Rio Grande do Sul, eu venho com uma aprendizagem, com uma bagagem, então está tudo sendo um desafio, venho aprendendo, é muito bom porque enriquece nosso aprendizado, nos traz mais conhecimento, e compreender toda essa dinâmica. Porque é praticando, exercitando dia a dia, a gente vai aprendendo cada vez mais e melhorando com as nossas experiências. E esse tipo de formação é fundamental”, conclui.
O seminário representa uma oportunidade valiosa para os professores da Reme discutirem e refletirem sobre as avaliações em larga escala e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem, além de proporcionar espaço para o desenvolvimento profissional e a troca de experiências entre os educadores.