Ação visa proporcionar maior flexibilidade aos estudantes de pós-graduação
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP) do IFSP implementou três novas Instruções Normativas para a pós-graduação lato sensu e stricto sensu, que visam aprimorar a organização acadêmica e proporcionar maior flexibilidade aos nossos estudantes de pós-graduação. Os documentos foram construídos com a participação dos coordenadores de cursos e coordenadorias de registros acadêmicos dos campi durante o segundo semestre de 2023.
A PRP acredta que as novas normas contribuirão significativamente para a melhoria do ambiente acadêmico, promovendo maior equidade, flexibilidade e respeito à diversidade.
Visando garantir a liberdade religiosa de sua comunidade acadêmica, foi implementada a Instrução Normativa n.º 02/2024, que estabelece orientações para atendimento aos candidatos em guarda religiosa inscritos nos processos seletivos dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu do IFSP, e orientações para aplicação de provas e frequência às aulas. A norma permitirá que os alunos possam ausentar-se de atividades acadêmicas em datas e horários específicos relacionados a suas práticas religiosas, garantindo o exercício de sua liberdade de culto.
Reconhecendo as demandas e desafios dos estudantes de pós-graduação foi publicada a Instrução Normativa n.º 03/2024, que estabelece orientações sobre o abono de faltas e o regime de exercícios domiciliares em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu do IFSP. Esta norma permite que os alunos solicitem o abono de faltas em situações específicas, como doenças, eventos familiares, ou outras circunstâncias excepcionais. O abono de faltas proporcionará aos estudantes maior autonomia na gestão de sua carga acadêmica, assegurando que imprevistos não prejudiquem seu desempenho.
Já a Instrução Normativa n.º 04/2024, estabelece orientações sobre o extraordinário aproveitamento de estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu do IFSP permitindo que alunos que possuam experiência profissional relevante ou formações já concluídas relacionadas ao curso de pós-graduação possam pleitear o reconhecimento desses estudos, contribuindo para uma formação mais adaptada às necessidades individuais de cada discente.
A PRP acredta que as novas normas contribuirão significativamente para a melhoria do ambiente acadêmico, promovendo maior equidade, flexibilidade e respeito à diversidade.
Documentos
Instrução Normativa n.º 02/2024
Instrução Normativa n.º 03/2024
Instrução Normativa n.º 04/2024