ESPORTES

Cruzeiro visita Operário-PR e tenta alcançar marca histórica na Série B – Superesportes

foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Cruzeiro busca a oitava vitória consecutiva na temporada

Embalado por sete vitórias consecutivas, o Cruzeiro tenta aproveitar seu melhor momento na temporada para se isolar ainda mais na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. O adversário da vez é o Operário, em compromisso marcado para esta sexta-feira (3), às 21h30, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná, pela 10ª rodada. 

Saiba mais

Primeiro título de Ronaldo pelo Cruzeiro completa 29 anos

Ronaldo pensa em promessa para acesso do Cruzeiro, mas alerta: ‘Sem zica’

Cruzeiro treina em ‘ginásio’ e fecha preparação para jogo com Operário

Em suas últimas sete partidas, a Raposa venceu Londrina (1 a 0), Chapecoense (2 a 0), Grêmio (1 a 0), Náutico (1 a 0), Sampaio Corrêa (2 a 0) e Criciúma (1 a 0), pela Segunda Divisão, e o Remo (1 a 0), pelo jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. O bom rendimento neste início levou o clube mineiro à liderança da competição nacional, com 22 pontos – quatro de vantagem para o Sport, segundo colocado na classificação. Já o Operário está na 7ª posição, com 12 pontos em nove jogos. Além dos três pontos, o Cruzeiro luta para atingir um feito único na Série B. Se triunfar diante do Operário, a Raposa baterá o recorde de vitórias consecutivas no primeiro terço da competição. Hoje, a marca pertence ao próprio clube mineiro e ao Corinthians (seis vitórias). A sequência do time paulista, que era comandado pelo técnico Mano Menezes, em 2008, foi alcançada pelo Cruzeiro com as vitórias entre as rodadas quatro e nove. 

Como chega o Cruzeiro

O técnico Paulo Pezzolano está cheio de dúvidas para a partida contra a equipe paranaense. Nesta sexta-feira, ele não terá os zagueiros Lucas Oliveira e Geovane Jesus, que receberam o terceiro cartão amarelo no triunfo sobre o Criciúma. Por outro lado, Zé Ivaldo retorna após cumprir suspensão.Sem mais opções na zaga – Wagner Leonardo ainda se recupera de estiramento na coxa direita –, o treinador uruguaio poderá alterar o esquema tático do 3-4-3 para o 4-3-3. Se optar por manter os três defensores, Pezzolano precisará estrear o jovem Pedrão, de 18 anos, ou improvisar um volante como zagueiro.Já se escolher voltar para o 4-3-3, organização predominante no Cruzeiro no primeiro trimestre do ano, Pezzolano terá de escolher entre Léo Pais e Rômulo para ocupar a lateral direita. Na esquerda, disputam vaga, independentemente da formação, Rafael Santos e Matheus Bidu.Outra posição ainda indefinida é o ataque. Artilheiro da equipe com 14 gols na temporada, Edu deixou o jogo contra o Criciúma sentindo incômodo na coxa esquerda. Se não reunir condições para iniciar a partida no Paraná, seu substituto natural é Rafael Silva, que volta a integrar o grupo após ser preservado no último jogo.No banco de reservas, o meia Daniel Jr volta a ficar à disposição. Ele havia sido ‘rebaixado’ ao time Sub-20 por um impasse na renovação, mas acabou acertando a ampliação de seu vínculo com o Cruzeiro, agora válido até dezembro de 2025.

Como chega o Operário

Para o duelo diante do Cruzeiro, o técnico Claudinei Oliveira terá o retorno do lateral-direito Arnaldo, que cumpriu suspensão na derrota por 2 a 1 para o Londrina, na última rodada.  Por outro lado, o lateral-esquerdo Fabiano recebeu o terceiro cartão amarelo e será desfalque. Raphinha deverá ser o substituto.  Além disso, o treinador do Fantasma aguarda para saber se poderá contar novamente com o meia-atacante Javier Reina, ex-Cruzeiro. Com dor no ombro, o colombiano também foi ausência contra o Tubarão. A tendência é que, ainda que fique à disposição, o jogador não seja titular na sexta-feira.   Totalmente recuperado de lesão na coxa, Fernando Neto também será opção no Operário. O meia, que chegou a ser anunciado e depois dispensado pela Raposa no início da temporada, não atua desde a derrota para o Grêmio, por 1 a 0, pela 4ª rodada da Série B, em 27 de abril.  Diante do Cruzeiro, também há possibilidade de Giovanni Pavani ganhar a vaga de Tomas Bastos no meio-campo. O jogador de 25 anos tem feito bons treinos e agradado Claudinei Oliveira.

OPERÁRIO X CRUZEIRO

Operário

Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Raphinha; André Lima, Ricardinho, Marcelo e Giovanni Pavani (Tomas Bastos); Silvinho e Paulo SérgioTécnico: Claudinei Oliveira

Cruzeiro

Rafael Cabral; Léo Pais, Zé Ivaldo, Eduardo Brock e Rafael Santos (Matheus Bidu); Willian Oliveira, Neto Moura e Fernando Canesin; Waguininho, Jajá e Edu (Rafa Silva)Técnico: Paulo PezzolanoMotivo: 10ª rodada da Série B do Campeonato BrasileiroLocal: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)Data e horário: 3 de junho de 2022 (sexta-feira), às 21h30Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)Transmissão: SporTV/Premiere

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *