Reitoria Presente: comunidade do Campus Registro dialoga com gestores do IFSP
Estudantes e servidores puderam expor suas demandas e conhecer mais sobre a instituição
Compartilhar WhatsApp Tweetar
Numa semana de muito diálogo dos gestores do IFSP com os campi, o Campus Registro recebeu, nesta terça (20), o projeto Reitoria Presente. Depois do encontro com a comunidade do Campus Salto, o reitor Silmário Santos e sua equipe estiveram no Vale do Ribeira, onde se reuniram com estudantes e servidores.
Silmário iniciou o encontro com os estudantes explicando o funcionamento da instituição, quais as funções da Reitoria e dos campi, bem como as questões orçamentárias. Uma das primeiras solicitações dos alunos foi a compra de mais equipamentos para a prática de esportes. O reitor explicou que o orçamento é descentralizado, então o próprio campus pode fazer a aquisição desses materiais.
Os estudantes solicitaram a aquisição de microondas para o refeitório, demanda que a reitoria se prontificou em atender, por meio da Pró-Reitoria de Administração, que garantiu a compra de cinco novos aparelhos para o campus. Também foi solicitada a instalação de novos programas de computador em laboratórios, a exemplo do AutoCAD, e o setor de Tecnologia de Informação da reitoria se prontificou em oferecer o suporte necessário ao campus para adquirir novas licenças desses programas.
A estudante Maria Eduarda Lima Paino avaliou positivamente o encontro com os gestores do IFSP. “É muito bom que o reitor esteja aqui para escutar as nossas demandas, saber daquilo que precisamos em termos de estrutura e ensino para atender melhor os alunos e atrair novos estudantes para o nosso campus”, contou.
Silmário abriu o diálogo com os servidores explicando sobre o orçamento e detalhou o cenário atual dos Institutos Federais e do IFSP. Eles perguntaram sobre o atual quadro de professores e técnicos, questionando se haveria concursos previstos. O reitor contou que esteve em Brasília e já está em diálogo com o Ministério da Gestão para ampliação de códigos de vagas para o IFSP.
Os servidores questionaram sobre a infraestrutura do campus, que é a mesma há dez anos, havendo defasagem de espaço e equipamentos. Silmário justificou que o orçamento do IFSP era de 120 milhões em 2012 e hoje o Instituto tem 2 milhões de orçamento (para investimentos em ensino, pesquisa e extensão). “Por isso estamos frequentemente em Brasília, para podermos lutar, junto aos deputados da Bancada Paulista, para conseguirmos recursos suficientes para mantermos nosso sonho em pé”, afirmou o reitor.
Outro questionamento dos servidores foi sobre os motivos de abrir um campus em Miracatu, tão próximo a Registro. Segundo eles, seria melhor gerir os recursos para aumentar os investimentos no campus já existente. O reitor explicou que as prerrogativas para abrir novos campi não são da reitoria, mas do governo federal. Silmário disse ainda que o governo tem pretensões de chegar ao número de mil institutos federais em todo o paísm, e que o IFSP irá aumentar o número de campi de maneira significativa.
O diretor-geral Anibal Takeshiro Fukamati agradeceu a presença do reitor e de sua equipe no Campus Registro, destacando a importância para os alunos e servidores de poderem participar desse espaço de diálogo. O reitor elogiou a interação dos alunos e servidores do campus e destacou a importância desse momento de troca. “É desse momento que surgem críticas, sugestões e ideias que a gente não tinha pensado, e isso ajuda no direcionamento do nosso dia a dia, da nossa gestão”, afirmou Silmário.
Além do reitor, estiveram presentes o pró-reitor de Ensino, Carlos Procópio, o diretor de Gestão de Pessoas, Guilherme Leite, o diretor da Agência de Inovação do IFSP (Inova), Eder Sacconi, a diretora de Equidade e Ações Comunitárias da PRX, Mariana Bertolotti, o diretor de Assuntos Estudantis, Reginaldo Vitor Marçulli Pereira, o diretor de Comunicação, Fábio Cabral, e as diretoras adjuntas de Admissão e Desenvolvimento de Pessoal Patrícia Santos e Elide Gomes.
Na próxima quinta-feira (22) será a vez do Campus Bragança Paulista receber o projeto Reitoria Presente.