A Copa é o maior evento de futebol do mundo. (Foto: Tweenty20) Os fãs do esporte grupal mais popular e comentado do Brasil já estão entrando no clima, pois faltam apenas alguns meses para a Copa do Mundo FIFA 2022, a principal competição de futebol entre seleções, que promete muita rivalidade e partidas de alto nível.
Catar e os preparativos para a Copa
Disputada a cada quatro anos, a Copa do Mundo do Catar será a primeira a ser realizada em Oriente Médio e em um país muçulmano. Uma das particularidades do país é que se trata de um emirado, o que significa que é governado por um Emir. Com uma população de 2,3 milhões de pessoas (a maioria imigrante), Catar é um país pequeno, mas muito rico, que ostenta a terceira maior reserva de petróleo e gás natural do mundo. O local, sede da próxima Copa do Mundo, atrai bastantes turistas pela sua natureza exuberante e peculiar, onde o deserto e o mar parecem formar um oásis.Devido ao clima quente do Catar – que no verão pode sofrer temperaturas de até 50°C – a data de realização do evento futebolístico teve de ser modificada de forma inédita: será nos meses de novembro e dezembro, quando acontece o inverno do país.No entanto, mesmo nessa estação, o clima do Catar é bastante quente, com temperaturas que oscilam entre 30°C e 40°C e muita baixa umidade. Portanto, o lugar realmente não é recomendável para a realização de esportes de alto rendimento ao ar livre. Com isso, a organização do torneio teve que desenvolver uma tecnologia especial para refrigerar os estádios. Foi extremamente desafiador, mas os resultados foram eficazes. Os estádios estão completamente fechados, e foram colocadas saídas de ar debaixo das cadeiras da arquibancada e nas beiradas do campo. Além de reduzir o impacto do calor nos jogadores, para evitar a queda de desempenho e possibilitar o refrescamento ou descanso, o sistema de climatização (que garante temperatura interna média de 20°C) permitirá que os torcedores estejam protegidos do sol e do calor insuportável.Por outro lado, como o país é pequeno (tem o tamanho de duas Brasílias) e todos os estádios são na área metropolitana da capital – a cidade de Doha – quem for viajar para acompanhar a Copa poderá assistir mais de um jogo no mesmo dia com muita facilidade. Aliás, está em desenvolvimento um novo e elegante sistema de trem e metrô, que liga sete dos oito estádios para transportar torcedores aos seus destinos.
A Seleção ganha interessados
Com o objetivo de criar planos e campanhas de marketing mais específicos em mídias sociais que possam atingir torcedores mais assertivamente, foi elaborado recentemente um estudo digital pelo Ibope que revela qual a importância do futebol no público brasileiro na véspera da realização da Copa da FIFA, o maior evento de futebol do mundo. Fazer esse tipo de levantamentos é sempre muito relevante para as agências de marketing, já que lhes permite ampliar o conhecimento sobre o mercado e compreender como serão as estratégias publicitárias.
Resultados relevantes
A pesquisa do Ibope sugeriu que a celebração da Copa do Mundo estimula o gosto e a curiosidade do público brasileiro pelo esporte e potencializa o consumo por parte dos torcedores. O aumento “repentino” do interesse pelo evento e pelo time nacional ficou claro ao analisar o volume de buscas nos principais navegadores (Google Chrome e Mozilla Firefox) por temas e assuntos relacionados à Seleção e à Copa.Assim, perto da disputa entre as principais seleções do mundo, o brasileiro quer saber mais e mais e ficar por dentro de tudo o que acontece no universo futebolístico, como os grupos definidos e as datas e os resultados dos jogos, entre outras coisas. Foi observado que o padrão de buscas é bem diferente dos anos nos quais não há Copa, reforçando o comportamento e o envolvimento que se percebe nas ruas ou nas diferentes pesquisas de opinião.Pensando nesse repentino interesse, os sites de esportes já estão no aquecimento. Se você é fã do esporte, será fácil que encontre resultados e informações relacionadas ao assunto da mesma forma que encontre as melhores plataformas para opções binárias ou receitas de cozinha.
Crescimento do interesse feminino
Em relação à celebração da Copa e à seleção brasileira, dados da pesquisa mostram que o público feminino também mostra mais avidez por futebol nos anos de realização do evento, porém sem muito fanatismo. O aumento do interesse pelo esporte vem acompanhado do crescimento do consumo de campeonatos de futebol feminino (uma das principais tendências do momento), um universo que se bem ainda não é muito explorado pelas agências de marketing, não deveria ser ignorado, já que poderia ser um fator importante para que a modalidade continue sua fase ascendente.Vale ressaltar que a concentração da renda e o nível de escolarização são fatores que pensam e muito na hora da aproximação ao esporte. Assim, aquelas mulheres com maior poder aquisitivo são as que mostraram maior envolvimento, e o grupo com baixa renda (a maioria), demostraram distanciamento e desinteresse com a vida de times e o ambiente futebolístico.As mulheres que pretendam viajar para o Qatar com o objetivo de acompanhar a Copa por perto, devem estar cientes de que precisam ter cuidados especiais com a vestimenta para não ofender os costumes e a religião local. Ainda que estrangeiros não precisem se vestir como locais, as mulheres devem cobrir o corpo e a cabeça e não revelar muito as formas do corpo.
De olho no Hexa
Do ponto de vista desportivo, o Brasil perfila entre os favoritos e é sempre candidato para erguer a taça. Com uma boa mistura entre juventude e experiência, os jogadores e os seus treinadores (liderados pelo Tite) têm um potencial imenso e vão em busca do sexto campeonato mundial. A última conquista do time – que atualmente lidera o ranking de países com mais títulos – foi em 2002, contra a Alemanha, por 2×0. O clima do local, porém, pode atrapalhar bastante o desempenho da seleção no torneio. Estudos indicam que devido às altas temperaturas e à baixa umidade do lugar, os jogadores darão menos piques, reduzindo o tempo de permanência nas atividades de alta intensidade, apesar dos estádios estarem refrigerados.
Primeiros jogos da seleção na Copa
Na tabela divulgada pela FIFA para a Copa do Mundo no Catar, a Seleção Brasileira caiu no grupo G. O primeiro jogo, contra a Sérvia, está marcado para o dia 24 de novembro (às 16 h), dois dias depois do início do evento. No dia 28 (às 10 h), o time entrará em campo contra a Suíça, e no 2 de dezembro (às 10h), contra Camarões. As partidas serão narradas por Galvão Bueno, que já anunciou que serão as últimas com a Seleção, já que encerra sua trajetória na Globo, depois de 41 anos de trabalho na emissora.Caso o Brasil se classifique com a primeira posição, jogará as oitavas de final contra o segundo do Grupo H no 5 de dezembro, às 16h. Dessa forma, as quartas serão no dia 9 de dezembro e a trilha segue com a semi no dia 14 e a final só no dia 18 de dezembro, às 12 h.
Atletas brasileiros que prometem
Assim como o Messi na Argentina, o atacante Neymar Jr. é um dos atletas que mais desperta o interesse dos brasileiros na competição. Aliás, ele está entre os 10 atletas favoritos do Catar, e espera-se que seja protagonista, sendo que é possível que seja a sua última participação na competição mundial, segundo suas próprias declarações. O craque, que está com 30 anos e duas Copas do Mundo disputadas com a Seleção, diz estar se preparando física e mentalmente para não deixar escapar sua última grande oportunidade de ser o melhor do mundo. Alvo de muitas críticas, o jogador é o que mais sofre faltas de todos os convocados. Além do Neymar Jr., o Tite convocou para a expedição jogadores de nível muito bom, como os veteranos Dani Alves e Thiago Silva, e outros jovens promissores como Marquinhos, Arana e Alex Sandro. Dá para esperar um ótimo desempenho.
Algumas conclusões
A paixão do brasileiro por futebol é inegável. O esporte transforma de maneira única a sociedade, sendo capaz de unir pessoas muito diferentes por um só propósito. Assim, estudar a relevância da modalidade nos grandes eventos esportivos é uma ferramenta eficiente para compreender as preferências dos torcedores e as oportunidades de investimento em campanhas publicitárias. Afinal, é um mercado gigantesco, um dos que mais movimenta dinheiro.Quando bem desenvolvido e contando com um bom planejamento, o Marketing Esportivo engaja e atrai consumidores de conteúdo futebolístico trabalhando com foco na paixão e na emoção do torcedor por um time, ou por um evento em si, como a Copa. Isso traz como resultado campanhas publicitárias cada vez mais eficazes, gerando mais vendas e consolidação para as marcas.