Câmpus Matão recebe projeto Reitoria Presente
Alunos e servidores discutem demandas e projetos do IFSP
Compartilhar WhatsApp Tweetar
A Reitoria do IFSP marcou presença nesta quarta-feira (24) no Câmpus Matão, onde buscou estreitar o diálogo com a comunidade acadêmica e abordar demandas importantes durante encontro com a comunidade local por meio do projeto Reitoria Presente. Alunos e servidores tiveram a oportunidade de apresentar suas preocupações e expectativas em relação à estrutura do câmpus e discutir projetos em andamento.
O reitor Silmário (à esquerda) e o diretor-geral do Câmpus Matão, Claudemir (à direita)
Durante a reunião, o reitor Silmário Batista dos Santos tratou tópicos relevantes para os alunos. Ele explicou sobre a redução dos investimentos, causada pela conjuntura política e econômica do País nos últimos anos, mas destacou os esforços da Reitoria em garantir projetos imprescindíveis para os câmpus, como a construção e a cobertura de quadras, salas de aulas e bibliotecas.
Um dos pontos levantados pelos estudantes foi a necessidade de melhorar o acolhimento dos alunos, incluindo a oferta de restaurante estudantil e alojamento na unidade. O reitor ressaltou que existe um esforço para atender a essas demandas, e que a construção de refeitórios, auditórios, bibliotecas e ginásios faz parte das metas da atual gestão. No entanto, a construção de alojamentos não é permitida devido à lei de criação dos Institutos Federais. Além disso, o reitor mencionou a demanda por creches em cada câmpus, visando atender não apenas servidoras, mas também alunas.
Outra solicitação apontada pelos discentes foram os equipamentos para a biblioteca, como mesas, cadeiras e espaços adequados para estudo, a fim de evitar a necessidade de levar os livros para casa. Os alunos foram informados de que a direção-geral do câmpus está trabalhando em um projeto de reformulação dos espaços da biblioteca e de que as reformas serão realizadas em breve, visando proporcionar maior conforto aos estudantes.
Ainda sobre a biblioteca, os discentes questionaram seu horário de funcionamento, visto que atualmente fecha às 21h, prejudicando os estudantes dos cursos noturnos. O diretor-geral do câmpus, Claudemir Mariotti Júnior, esclareceu que a biblioteca já foi reaberta, porém o acervo ainda não está disponível devido à falta de servidores para atenderem após as 21h. Ressaltou, porém, que a situação está sendo avaliada e soluções estão sendo buscadas para atender às demandas dos alunos.
Durante a reunião, o reitor aproveitou para ressaltar que o orçamento aprovado para este ano é fruto do governo anterior. Além disso, destacou que há expectativas de melhorias significativas no momento em que há o anúncio de reordenamento do orçamento, bem como que irá auxiliar a gestão do IFSP a alcançar os objetivos propostos.
Servidores
No encontro com os servidores, Silmário apresentou-se e enfatizou a importância da multidisciplinaridade e do diálogo para a melhoria do IFSP.
Os professores levantaram diversas questões, como o número de servidores dedicados ao Polo de Inovação de Matão, unidade EMBRAPII do IFSP, a contratação de profissionais efetivos – e não temporários – para o atendimento de alunos com deficiência, a possibilidade de incentivar a compra de insumos para as aulas práticas de alimentos, o aumento do número de bolsas para Pesquisa e Extensão, bem como novo regulamento para as Bolsas de Ensino, que julgam estar ultrapassado.
A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) informou que as contratações para atendimento de pessoas com deficiência já estão previstas e devem acontecer até o final do ano. Outra possibilidade em discussão com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRD) é a criação de cursos de pós-graduação para formação dos profissionais do IFSP com afinidade para o atendimento desse público.
Sobre o regulamento para as bolsas de Ensino, o pró-reitor de Ensino, Carlos Procópio, esclareceu que está em fase de consulta pública. Em relação aos insumos para aulas práticas, o pró-reitor de Administração se comprometeu em apoiar o câmpus na busca de soluções mais efetivas para comprarem insumos de pequenos vultos e ampararem as aulas práticas no decorrer do ano letivo.
Segundo Silmário Batista, a gestão está empenhada em atender às demandas da comunidade acadêmica, buscando recursos e soluções para melhorar a estrutura e garantir um IFSP de qualidade. Ele destacou a importância do diálogo contínuo e reafirmou o compromisso da Reitoria em construir um futuro promissor para a Instituição: “o projeto Reitoria Presente reforça o compromisso da Reitoria em ouvir e atender às demandas da comunidade acadêmica, proporcionando um ambiente de estudo e trabalho cada vez mais adequado e propício ao desenvolvimento dos estudantes e profissionais do IFSP.”
Além do reitor, estiveram presentes no encontro o pró-reitor de Administração, Edmur Frigeri Tonon; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz; o pró-reitor de Ensino, Carlos Procópio; o pró-reitor de Extensão, Rafael Alves; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Adalton Masalu Ozaki; o diretor de Comunicação, Fábio Luís Cabral; o diretor de Gestão de Pessoas, Guilherme Leite; e o diretor de Assuntos Estudantis, Reginaldo Vitor Marçulli Pereira.
Inauguração
Durante a estada da equipe da reitoria no Câmpus Matão, foi inaugurado um bloco de salas dos docentes que também abrigará a sede administrativa do Polo de Inovação de Matão, unidade EMBRAPII do IFSP. O espaço contou com um investimento de quase de R$ 4 milhões, viabilizados por meio do orçamento do IFSP e emendas de bancada.
De acordo com o diretor-geral, Claudemir Mariotti Júnior, além melhorar as instalações para os docentes, os novos espaços otimizam as salas de aulas para os cursos regulares.