Paulistão: Acordo da CBF garante Água Santa com força máxima nas finais
O clube vai poder usar todos seus jogadores sem interferência da Janela de Transferências
Categorias: Futebol Interior
Por: Agência Futebol Interior, 21/03/2023
Água Santa vai com força máxima para final. (Foto: Gabriel Goto-São Bernardo)
Rio de Janeiro, RJ, 21 (AFI) – Alívio geral pelo lado do Água Santa, o finalista inédito do Campeonato Paulista da atual temporada. O clube, de apenas dez anos, vai poder usar todos seus jogadores nos dois jogos finais – no finais de semana 2 e 9 de abril – diante do Palmeiras, sem interferência da ‘Janela de Transferências’ estabelecida pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol.
Mas ano passado, a própria CBF fez um acordo com os clubes que participam das Séries A e B do Brasileiro abrindo algumas exceções. Neste acordo, os clubes ainda participando da reta final de estaduais poderiam ‘furar’ a janela de transferência, que se fecha no dia 4 de abril.
Este acordo garante ao Água Santa ter todos seus jogadores mas finais, mesmo com o clube nem disputando o Campeonato Brasileiro. Com sua grande campanha neste ano no Paulistão, o time de Diadema vai participar da Série D de 2024.
CONTRATOS ACABAM DIA 10 DE ABRIL
Como o Água Santa já planejava disputar apenas o Paulistão, fez contrato com os jogadores com término no dia 10 de abril. Se antes disso tivesse sido eliminada, naturalmente, iria liberar os jogadores para acertar com outros clubes.
A verdade é que nem a diretoria, nem a comissão técnica esperava ir tão longe, chegando à grande final. E caso não houvesse o acordo, estes jogadores não poderiam atuar no segundo jogo final, confirmado pela FPF para o dia 9 no Allianz Parque. O primeiro deve ser disputado no Morumbi, apesar da preferência do Água Santa pela Vila Belmiro.
Mesmo ainda sonhando com o títulos, a maioria dos jogadores já fechou contrato com outros clubes, principalmente da Série B do Brasileiro.
JANELA DE TRASNFERÊNCIA
A janela de transferências do futebol brasileiro foi acertada diretamente entre a CBF e a Fifa. A primeira abriu dia 11 de janeiro e termina dia 4 de abril. A segunda se abre dia 3 de julho.
Fora deste período, os clubes que disputam o Brasileiro em suas quatro divisões não podem buscar reforços, ficando sem o direito de inscrição na CBF.