Sex 10 março 2023 16:50 atualizado em Sex 10 março 2023 16:49
Detran amplia para todo o estado o protocolo digital para serviços de habilitação
Expansão do sistema só foi possível após parceria do órgão de trânsito com a UAI Virtual
Condutores e candidatos à habilitação dos 853 municípios de Minas Gerais já podem solicitar a transferência de prontuário de outro estado e a alteração de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem sair de casa, por meio do site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O protocolo digital já estava disponível para a capital e Região Metropolitana desde outubro de 2022, e a ampliação para os demais municípios foi possível após parceria firmada entre o órgão de trânsito e a equipe de atendimento da UAI Virtual, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).
O diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, explica que o serviço do protocolo digital permite o trâmite de documentos totalmente on-line, evitando deslocamento até uma unidade de atendimento. “Estamos trabalhando para levar cada vez mais serviços digitais de forma inovadora e prática aos cidadãos, com a garantia de agilidade e segurança nesse novo modelo de atendimento”, afirma.
“Com foco na qualidade dos serviços prestados ao cidadão, a Seplag-MG, em parceria com órgãos e entidades estaduais, desenvolve novas tecnologias para melhorar o atendimento à população mineira. O protocolo digital permitirá que o cidadão realize diversos serviços da sua própria residência, evitando descolamentos e aumentando a eficiência do serviço prestado”, destaca Vitória Fantini Magalhães, que atua na Diretoria Central de Atendimento Eletrônico da Seplag-MG.
Como usar o serviço
Para utilizar o novo serviço, basta acessar este site com usuário e senha do portal ou com o cadastro Gov.br, disponibilizado pelo governo federal.
Após acessar o sistema, o cidadão visualizará os serviços disponíveis no protocolo digital. Depois, basta clicar no serviço desejado, conferir as informações, anexar os documentos solicitados e enviar uma selfie de identificação, que garantirá ainda mais segurança ao protocolo digital. Além da transferência de prontuário, podem ser alterados o nome do solicitante, nomes dos pais e categoria do candidato.
Após o requerimento, é necessário aguardar a análise da solicitação, que será realizada em até 72 horas em dias úteis. Todas as etapas até a conclusão do processo poderão ser acompanhadas por meio do site. Caso seja identificada alguma inconformidade nos dados e documentos enviados por meio do protocolo digital, o cidadão será informado para regularizar e anexar novamente ao processo, em até 30 dias.
O protocolo digital é mais uma opção para o cidadão. Os serviços continuarão sendo realizados por meio do atendimento presencial previamente agendado.
outras notícias