Propagação maciça da Copa do Catar ainda não sensibilizou
É natural se projetar que com a proximidade da largada da competição, no próximo domingo, as coisas comecem a esquentar
Como tudo que é demais torna-se enjoativo – como essa propagação exagerada -, é comum pessoas não ligadas ao futebol resmungarem
Categorias: Colunas
Por: ARIOVALDO IZAC – -, 15/11/2022
Copa do Datar garante segurança
Campinas, SP, 15 (AFI) – Como a TV Globo detém os direitos de transmissão da Copa do Mundo com exclusividade para o País, a logística de seu marketing é propagação maciça do produto, até porque empresas patrocinadoras fizeram alto investimento.
Todavia, por mais que a emissora escancare espaços na rede para divulgação da Seleção Brasileira, na iminência deste Mundial no Catar, a receptividade do telespectador ainda está aquém do esperado, conforme se observa no cotidiano.
Como tudo que é demais torna-se enjoativo – como essa propagação exagerada -, é comum pessoas não ligadas ao futebol até resmungarem sobre essa avalanche, e até se perguntam: ‘Isso vai continuar a semana inteira?’.
Digamos que seja apenas o começo. Vão enfiar na sua cabeça que o momento é Copa do Mundo, aprove você ou não.
Assim, é natural se projetar que com a proximidade da largada da competição, no próximo domingo, as coisas comecem a esquentar, sem contudo atingir proporções comparativamente a outras edições do evento.
COMÉRCIO
Além do esforço danado feito pela emissora, apelando para o dito ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’; além de estabelecimentos comerciais espalharem em suas gôndolas produtos alusivos à Seleção Brasileira, para garantia de margem de lucro, muita gente ainda não comprou a ideia.
Claro que a tendência é que compre nos próximos dias, mas pelo andar da carruagem fica claro que aquele negócio de misturar Seleção Brasileira a patriotismo ficou no passado.
Razões são diversas, a começar pelo despertar da população sobre interesses nacionais que interferem diretamente na vida de cada um.
Leve em conta que a massacrante maioria dos jogadores que integra o selecionado atua fora do País, portanto sem laços diretos com os desportistas daqui.
Observem que, com a frequente mudança do comportamento humano no Brasil, aquilo que mexe pra valer com o torcedor de futebol é a resposta em campo de seu clube predileto.
No mais, tudo é secundário. E assim sendo, está escrito que se o selecionado brasileiro avançar na Copa do Mundo, e até conquistar o título, seus integrantes cordialmente vão receber aplausos.
Qualquer situação contrária a essa, em nada modifica a vida das pessoas, apesar da tentativa de persuasão da mídia esportiva para reativar aquele fanatismo de outrora, como se a Seleção continuasse identificada inquestionavelmente como um dos símbolos nacionais.
MÍDIA X INTERNET
Outrora, a mídia tradicional era padronizada como a palavra oficial da informação, e ponto final.
Com o advento dos canais de comunicação proporcionados pela Internet, as pessoas passaram a ser abastecidas minuciosamente por informações diversas, e acordaram para o devido exercício de filtragem, muitas vezes confrontando posicionamento ou reagindo à omissão da mídia tradicional.
Portanto, nada sugere que a massificação de informativos sobre Copa do Mundo sirva de método de persuasão como outrora.
AUDIÊNCIA
Se é certo se projetar a manutenção da massacrante audiência em jogos da Seleção Brasileira – mesmo sem o fanatismo de outrora -, partidas de outras seleções serão acompanhadas conforme a disponibilidade de tempo de cada um, já não se medindo sacrifício para acompanhá-las, como em outros tempos.
Não se esqueça que a programação de início de jogos no Catar começa às 7h, e no último do dia a partir das 16h. Logo, quem não conseguir ajustar os seus compromissos, vai se informar do ocorrido no começo da noite.
FUTEBOL INTERIOR NA COPA DO CATARO Portal FUTEBOL INTERIOR vai acompanhar tudo de perto, com noticiário completo, apresentações de comentários dos jogos, fichas técnicas e vídeos. Mais a Tabela, Classificação e o acompanhamento online dos jogos com o PLACAR AO VIVO. Além de conteúdo da Agência Estado, o Portal FI vai ter material especial com seus enviados especiais. As imagens serão do renomado fotógrafo Rodrigo Villalba, agora em sua terceira Copa do Mundo. O experiente jornalista Luciano Luiz vai enviar informações e manter seu Blog Diário (Blog do Lu) e Miguel Salek vai manter a audiência alta no Instagram no espaço denominado ‘Miguelito ON’.
Propagação maciça da Copa do Catar ainda não sensibilizou 3