ESPORTES

Cruzeiro x Villa Nova: recorde de público do Mineirão completa 25 anos – Superesportes

foto: Auremar de Castro/EM/D.A Press

Multidão azul comemorou o título do Mineiro e o recorde de público no estádio

O recorde histórico de público do Mineirão completou, nesta quarta-feira, exatos 25 anos. No dia 22 de junho de 1997, 132.834 torcedores foram ao Gigante da Pampulha para acompanhar Cruzeiro 1 x 0 Villa Nova, na final do Campeonato Mineiro daquele ano.  

Saiba mais

Locutor que anunciou recorde de público relembra tarde de emoção no Mineirão

Eu fui em 1997! Relatos de cruzeirenses que estiveram entre os 132.834 no Mineirão

Nonato relembra papel de ‘mensageiro’ ao relatar recorde de público ao time do Cruzeiro em 1997

A imensa quantidade de pessoas presentes só foi possível porque a diretoria celeste fez uma promoção para que mulheres e crianças entrassem de graça. Com isso, as roletas não pararam de girar. As avenidas Abrahão Caram, Catalão (atual Carlos Luz) e Antônio Carlos estavam repletas de ônibus coletivos e carros que transportavam os cruzeirenses.Nas redes sociais, ambos os clubes relembraram a marca. “25 anos atrás, a Nação Celeste alcançava uma marca imbatível: o recorde de público do Mineirão! 132.834 pessoas viram nosso time vencer o Villa Nova por 1×0 e levantar a taça do Campeonato Mineiro de 1997! Tem que respeitar. É a #MaiorDeMinas!”, publicou o Cruzeiro.O Villa, por sua vez, destacou a histórica campanha naquele estadual. “Exatos 132.834 pessoas presenciaram a batalha, o Leão acabou saindo com o Vice-campeonato, mas em uma campanha que está gravada na memória de todo alvirrubro por cada luta até o último jogo, e que merece todo reconhecimento de cada torcedor Villa-novense”.

A vitória celeste

O Cruzeiro, que havia perdido para o Villa Nova por 2 a 1, no Castor Cifuentes, em Nova Lima, precisava de uma simples vitória para levantar o troféu. Quando Marcelo Ramos fez 1 a 0, aos 10 minutos do primeiro tempo, ainda havia muita gente do lado de fora do Mineirão. Mas esses torcedores não deixaram de comemorar, pois, além dos inúmeros radinhos ligados, veio o grito de gol de dentro do estádio.O Villa, que eliminou o Atlético nas quartas de final, fez jogo duro em Belo Horizonte. Até o goleiro Cláudio se aventurou no ataque nos acréscimos do segundo tempo, na tentativa de fazer o gol de empate que garantiria ao Leão o sexto título estadual. Mas a Raposa se segurou e levantou a taça graças à vantagem obtida na fase classificatória – foi o terceiro melhor da primeira fase, enquanto o Leão alcançou a oitava posição. E dois meses depois, o elenco comandado por Paulo Autuori ganharia a Copa Libertadores ao superar o Sporting Cristal, do Peru, na final.O recorde de público do Mineirão foi bastante comemorado pela torcida do Cruzeiro, que, pouco depois da partida contra o Villa Nova, cantou e buzinou na descida da Avenida Abrahão Caram.O Cruzeiro campeão mineiro foi escalado com Dida; Vitor, Célio Lúcio, Gottardo e Nonato; Fabinho, Ricardinho, Cleison e Palhinha (Da Silva); Elivélton e Marcelo Ramos. O Villa Nova, vice-campeão, teve Cláudio; Wilson, Eleomar, Cláudio Roberto e Wander; Jean, Alemão, Joca (Adão) e Guiba; Kao Baiano (Paulo César) e Milton.

Recorde do novo Mineirão

 O recorde de público do novo Mineirão pertence ao Atlético. No dia 5 de dezembro do ano passado, o Galo contou com o apoio de 61.573 torcedores na vitória por 4 a 2 sobre o RB Bragantino. A partida ficou marcada pela entrega da taça de campeão brasileiro ao clube. O número poderá ser no máximo igualado, visto que essa é a capacidade máxima do estádio atualmente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *