O novo veículo é quase inodoro em comparação com o motor a diesel – William Werneck/Prefeitura do Rio
A Comlurb lança nesta quinta-feira (24/11), na Avenida Atlântica, em frente ao Copacabana Palace, a partir das 10h, o seu primeiro caminhão compactador para coleta domiciliar com motor movido a Gás Natural Veicular (GNV), energia mais limpa e menos nociva ao meio ambiente em deslocamento do que o diesel. O novo veículo tem nível de ruído bem menor, o que favorece a coleta noturna, e é quase inodoro em comparação com o motor a diesel. Ele conta com redução considerável de emissão de poluentes na atmosfera, possui chassis Scania, precursora na oferta de veículos movidos a gás no Brasil, e passará por período de testes.
Técnicos da Companhia vão colocá-lo em operação com o objetivo de comprovar algumas vantagens em relação ao diesel, como melhor custo por tanque e autonomia. Segundo a empresa fornecedora, encher os cilindros de gás equivale a uma economia de cerca de R$300 em relação a um tanque de combustível a diesel. Além disso, o veículo roda cerca de 20% mais quilômetros por tanque em relação ao veículo convencional. Vale ressaltar que o Brasil é pioneiro na substituição de diesel por GNV, e o que o grau de pureza do ar se reflete diretamente na saúde da população. Na frota de coleta da Comlurb já existem 16 caminhões compactadores 100% elétricos, com emissão zero de gases de efeito estufa. Caso seja aprovado no teste, o caminhão movido a GNV poderá ser incluído em futuros contratos/licitações de frota.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: coleta domiciliar Comlurb gás natural GNV novo caminhão
Notícias
Programa de reflorestamento da Prefeitura completa 36 anos com mais de 10 milhões de mudas plantadas
23 de novembro de 2022
Prefeitura realiza seminário sobre promoção da igualdade racial
23 de novembro de 2022
Favela com Dignidade chega sábado ao Jacarezinho
23 de novembro de 2022
Fifa Fan Fest: Operação da Seop e da GM-Rio contará com 167 guardas nos dias de jogos do Brasil
23 de novembro de 2022
Plano Verão: Total de investimentos da Prefeitura do Rio chega a R$ 1,2 bilhão em 235 obras de infraestrutura para a temporada de chuvas
23 de novembro de 2022
< Voltar