SÓ NO FI! Pernambucano Série A2 define últimos classificados neste domingo!
Seis duelos definirão quem vai para a próxima fase e quem dá adeus ao torneio
Por: Agência Futebol Interior, 16/10/2022
Recife, PE, 15 (AFI) – Em uma disputa emocionante, a Série A2 do Campeonato Pernambucano encerra a sua primeira fase neste domingo. Nela, serão definidos os últimos classificados à segunda fase do estadual, assim como a composição das quatro chaves. No torneio, quatro clubes ascendem à primeira divisão estadual.
REGULAMENTO
O Pernambucano Série A2 de 2022 tem como novidade o acesso de quatro clubes à primeira divisão estadual. Isso se deve ao fato de que, a partir de 2023, a primeira divisão local volta a ter 12 clubes. Além disso, 4 cairão por ano. Na primeira fase, o torneio é dividido em 4 grupos, sendo três de seis times e um de sete. Os quatro primeiros classificados passam à segunda fase, permanecendo 16 clubes.
Nela, os clubes se enfrentam em outros quatro grupos, desta vez quadrangulares, onde os dois primeiros colocados se classificam à terceira fase, permanecendo oito times. Esta fase serpa composta de dois novos grupos em formato quadrangular. Nela, uma vez mais, os dois primeiros colocados de cada chave se classificam às semifinais e conquistam o acesso. Todas estas fases terão jogos apenas de ida.
Nas semifinais, os primeiros colocados dos grupos buscam uma vaga na final em um jogo único em seus domínios. Os finalistas, por sua vez, farão duelos de ida e volta pelo título, com o time de melhor campanha geral decidindo em casa.
JÁ CLASSIFICADOS
Neste sábado, duas chaves tiveram a sua última rodada e definiram os seus classificados à segunda fase. No Grupo A, o Flamengo de Arcoverde, fora de casa, venceu o lanterna e já eliminado Serrano por 6 a 0 e ficou em 1°, indo ao Grupo E. Quem também está na chave, mas como quarto lugar do Grupo D, é o Centro Limoeirense, que acabou derrotado por 1 a 0 para o Ipojuca.
No Grupo F, dois times já definidos. Segundo lugar no Grupo A, o Decisão Sertânia, que empatou com o Pesqueira por 1 a 1, terá o Ferroviário, 3° do Grupo D, de forma garantida. O Trinca-Ferro garantiu a posição após empatar o Clássico Ca-Fe com a Cabense por 2 a 2, em duelo onde saiu atrás por 2 a 0 e teve a chance de virar, mas perdeu um pênalti.
Flamengo de Arcoverde busca retornar à Série A1 (Foto: Flamengo de Arcoverde / Reprodução)
No Grupo G, mais definições. Com uma campanha equilibrada, o Ipojuca, 2° lugar no Grupo D, após vencer o Centro Limoeirense por 1 a 0, terá ao seu lado o Petrolina. Também com uma campanha bastante regular, a Fera Sertaneja passou em 3° lugar no Grupo A, após empatar o clássico da cidade com o 1° de Maio por 1 a 1, neste sábado.
No Grupo H, outros dois clubes. Melhor campanha do torneio até o momento, o Atlético Pernambucano, o qual venceu o Jaguar por 5 a 2 na última rodada, buscará manter a boa fase. O 1° de Maio, por sua vez, buscará encontrar um caminho mais claro de vitórias para chegar à terceira fase. Com 6 pontos e apenas uma derrota, mas em 4° lugar no Grupo A, o time se classificou vencendo apenas um jogo (Serrano, 1 x 0) e empatando outros três.
QUEM SE JUNTA?
Já classificados à segunda fase, muitos clubes apenas buscam definir em qual grupo estarão. Este são os casos de Maguary e Central (1° e 2° do Grupo B, respectivamente), além de Atlético Torres, Vera Cruz e América (1°, 2° e 3° do Grupo C, respectivamente). Além deles, outros clubes brigam por vaga: no Grupo B, Porto, Ypiranga e Belo Jardim lutam por duas posições. No Grupo C, Sete de Setembro e Vitória brigam pela última vaga na segunda fase.
SEIS JOGOS!
Seis jogos encerram a primeira fase da segunda divisão pernambucana, neste domingo. Todos serão disputados às 15h. Pelo Grupo C, Central e Porto fazem clássico no Lacerdão, em Caruaru. No JB, em Pesqueira, Belo Jardim e Maguary se enfrentam. O Ypiranga, por sua vez, receberá o Chã Grande no Limeirão, em Santa Cruz do Capibaribe.
Pelo Grupo D, mais jogos. Em Chã Grande, no Barbosão, Vitória e Vera Cruz medirão forças no clássico de Vitória de Santo Antão. Em Igarassu, o já eliminado Santa Fé recebe o América, o qual ainda sonha com uma possível liderança dentro do grupo. Em Olinda, no Grito da República, o Atlético Torres busca seguir líder diante do Sete de Setembro, que tenta se classificar.