ESPORTES

Propriedades rurais recebem diagnóstico para preservação do Ribeirão Tabajara no Pinhal, em Limeira – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

Compartilhe

 O material será entregue em cerimônia no dia 5 de novembro, a partir das 8h, no Centro Rural do Pinhal

 As 115 propriedades rurais que compõem a sub-bacia do Ribeirão Tabajara, no Bairro do Pinhal, e integram o projeto “Conservadores do Tabajara” receberão um diagnóstico de diversos indicadores ambientais, como conservação do solo e necessidade de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP). O material será entregue em cerimônia no dia 5 de novembro, a partir das 8h, no Centro Rural do Pinhal. Na oportunidade, será feito o plantio simbólico de 50 mudas na Chácara São Joaquim, que já começou a receber o plantio de outras 60 mudas nesta semana.

 O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Limeira, em parceria com a Casa da Agricutura, Centro de Assistência Técnica Integral (Cati), Sindicato Rural de Limeira e Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). A iniciativa foi submetida a edital de Projeto Integral de Propriedade (PIP), dos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ. A aprovação ocorreu em 2018 e, após trâmites para contratação de empresa especializada, os trabalhos tiveram início em 2020.

 O relatório gerado é um instrumento norteador de decisões para a execução de futuros projetos do Poder Público ou iniciativa privada que busquem a preservação dos mananciais que compõem a sub-bacia do Ribeirão Tabajara. A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, ressalta que o ribeirão é um dos afluentes do Ribeirão Pinhal – principal fonte de captação de água para abastecimento público do município de Limeira. “Toda a população será diretamente beneficiada pelas ações de preservação dessas águas”, salienta.

 Foram mapeadas as nascentes, cursos d’água, APPs, Reserva Legal (RL), vegetação nativa e uso do solo. Além disso, foi feito levantamento de uso econômico e saneamento rural das propriedades rurais participantes. Essas informações servirão como base para projetos de adequação ambiental das propriedades, que abrangem área de 7.360 hectares (73,6 km²) – o equivalente a 395 Maracanãs. (Da redação portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários

Compartilhe isso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *