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Estado de São Paulo mantém liderança do Ideb nos anos finais do ensino fundamental – Notícia de Limeira – JORNAL DE LIMEIRA

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 A oferta das aulas mediadas por tecnologia foi fundamental para a manutenção das atividades durante o fechamento das escolas devido a protocolos sanitários

 A educação estadual de São Paulo alcançou em 2021 o melhor desempenho da história no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para os anos finais do ensino fundamental, com pontuação de 5,3. O crescimento foi de 0,1 ponto em relação ao resultado registrado em 2019.

 Os dados do Ideb do ano passado foram divulgados na última sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que também apontam que a rede estadual de São Paulo avançou nos anos finais do ensino fundamental.

 Os números também trazem os resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Os dados demonstram o impacto positivo das medidas do Governo do Estado para garantir o ensino na pandemia tiveram na aprendizagem dos estudantes. Apesar da variação de indicadores, os níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com os critérios do Ministério da Educação, foram mantidos em todos os ciclos de ensino.

 Além da liderança de São Paulo, Ceará e Goiás, ambos também com pontuação 5,3, o ranking do Ideb para os anos finais do ensino fundamental nas redes estaduais mostra o Paraná em segundo lugar, com 5,2, e Rio Grande do Sul e Minas Gerais em terceiro, com 5.

 Como é calculado

 O Ideb é o principal indicador da qualidade dos sistemas educacionais brasileiro. Ele é calculado com base nas médias da Prova Brasil e fluxos de aprovação, reprovação e abandono extraídos do Censo Escolar.

 Impacto da pandemia

 Desde o início da pandemia da Covid-19, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo não mediu esforços para garantir educação de qualidade a todos os estudantes. A oferta das aulas mediadas por tecnologia foi fundamental para a manutenção das atividades durante o fechamento das escolas devido a protocolos sanitários.

 Por meio do Centro de Mídias (CMSP), desenvolvido em abril de 2020, os estudantes da rede estadual tiveram acesso às aulas inéditas em tempo real, interatividade e tira-dúvidas com professores das suas turmas, em manutenção ao ensino remoto. O Estado também investiu em avaliações diagnósticas, processuais e formativas, fundamentais para apoiar a recuperação da aprendizagem abalada pelo afastamento dos estudantes.

 Ao longo de 2021, o Estado também desenvolveu programas de apoio à recuperação da aprendizagem com iniciativas inovadoras como o Bolsa do Povo Ação Estudantes; o Programa de Recuperação Intensiva durante as férias escolares; o Programa de Recuperação e Aprofundamento, com materiais didáticos adicionais e formação para os professores; o Projeto de Reforço e Recuperação (PRR), com um professor para atendimento personalizado; e o Programa Além da Escola, com aulas acompanhadas por professores via Centro de Mídias de SP e entrega de chips com dados patrocinados.

 Outra iniciativa importante e com forte impacto nos resultados educacionais foi a prática pedagógica da Busca Ativa, já realizada pelas escolas com apoio das Diretoria de Ensino e da Secretaria da Educação. (Da redação portal Notícia de Limeira)

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