AO VIVO

Maringá-PR deixa de ser associação e se torna SAF


Maringá-PR deixa de ser associação e se torna SAF

De acordo com o presidente do Maringá FC, João Vitor Mazzer, a mudança no modelo de gestão abre as portas para uma nova etapa do clube maringaense

O Maringá Futebol Clube deu mais um passo importante em sua gestão e, a partir desta quarta-feira, 27, deixará de ser associação e se tornará SAF

Categorias: Futebol Brasil

Por: Agência Futebol Interior, 25/07/2022

SAF Maringá FC (Foto: Fernando Teramatsu / Maringá FC)

Maringá, PR, 25 (AFI) – O Maringá Futebol Clube deu mais um passo importante em sua gestão e, a partir desta quarta-feira, 27, deixará de ser associação e se tornará Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O clube fará o lançamento da SAF Maringá FC em um evento na noite de quarta-feira, direcionado aos seus patrocinadores, diretores, acionistas e parceiros comerciais.

SAF

A SAF é uma nova configuração jurídica, criada exclusivamente para times de futebol, permitindo que os clubes que nasceram Associações Desportivas sem fins lucrativos, façam a conversão para SAF. Isso possibilita que pessoas ou grupos interessados em investir no futebol tenham mais segurança devido à transparência na gestão, com regras claras de governança e com fiscalização pela Comissão de Valores Mobiliários, a CVM.

A mudança para modelos similares de gestão já ocorre há alguns anos em outros países como Inglaterra, Alemanha e Portugal. No Brasil, a SAF foi criada pela Lei 14.193/2021 e promulgada em 6 de agosto do ano passado. Grandes equipes como Cruzeiro, Botafogo e Cuiabá já se transformaram em SAF.

SAF MARINGÁ FC

De acordo com o presidente do Maringá FC, João Vitor Mazzer, a mudança no modelo de gestão abre as portas para uma nova etapa do clube maringaense.

“A SAF é uma tendência para a profissionalização e aumento de responsabilidade nas gestões de equipes de futebol no Brasil e o Maringá Futebol Clube está evoluindo ano a ano nesse quesito. A partir de agora deixamos de ser uma associação e nos transformamos em Sociedade Anônima do Futebol, mantendo o mesmo CNPJ e alterando a razão social do clube de Sociedade Esportiva Alvorada Club para Maringá Futebol Clube SAF. A transparência na gestão e o modelo jurídico abrem as portas para investidores, dando segurança e aumentando, consequentemente, a evolução dentro e fora de campo do MFC para buscarmos o crescimento tão desejado por nós e pelo maringaense”, projetou Mazzer.

Presidente do Maringá, João Vitor Mazzer (Foto: Fernando Teramatsu / Maringá FC)

Em 2022 o clube alcançou todos os objetivos traçados inicialmente dentro de campo. Com a conquista do vice-campeonato paranaense, o MFC garantiu as vagas para a Copa do Brasil e para o Campeonato Brasileiro Série D 2023. Atualmente o Dogão está em atividade com a categoria sub-20, disputando o Campeonato Paranaense. Todos os atletas profissionais que possuem contratos em vigência com o clube foram emprestados para equipes das Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro para seguirem em atividade.

Em 2023 o clube planeja novas conquistas. Fazer novamente uma boa campanha no estadual, buscando a semifinal para garantir vagas nas competições nacionais, além de conquistar o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro.

A pré-temporada está prevista para iniciar na segunda quinzena de novembro.

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *